Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18084
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Rejane Lucia Tourinho de Lima-
dc.date.accessioned2023-08-10T15:31:20Z-
dc.date.available2023-08-10T15:31:20Z-
dc.date.issued2022-07-05-
dc.identifier.citationSOUZA, Rejane Lucia Tourinho de Lima. Arquitetura em cena: o papel da arquitetura enquanto personagem da narrativa cinematográfica. Laranjeiras, 2022. 102 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18084-
dc.description.abstractFilmic architecture is an integral part of mise-en-scène and can assume different roles in films. This work aims to understand how architecture acts, as a character, in the construction of cinematic narrative. For this, the following methodological steps were carried out: theoretical research; survey of the filmography where architecture acts as a character; definition of criteria for selection of films to be analyzed; selection of films based on the established criteria and cut, and their analysis; and analysis of results. In this sense, the films that worked were Blade Runner 2049 (2017), Black Panther (2018), and Parasite (2019) and it was found that architecture as a character acts through the representation of values associated with human experiences, contributing to the construction of the cinematic narrative when communicating with the spectator through the image of architecture widely explored through the scenes and that the performance of film architecture as a character in current productions has been related to problems of contemporary society.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectArquiteturapor
dc.subjectArquitetura no cinemapor
dc.subjectFilme cinematográficopor
dc.subjectPersonagens cinematográficospor
dc.subjectFilmic architectureeng
dc.subjectMovie theatereng
dc.subjectArchitecture imageeng
dc.titleArquitetura em cena: o papel da arquitetura enquanto personagem da narrativa cinematográficapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Rozana Rivas de-
dc.description.resumoA arquitetura fílmica é parte integrante da mise-en-scène e pode assumir diferentes papéis nos filmes. Este trabalho visa compreender como a arquitetura atua, enquanto personagem, na construção da narrativa cinematográfica. Para isso, cumpriu-se as seguintes etapas metodológicas: pesquisa teórica; levantamento da filmografia onde a arquitetura atua como personagem; definição dos critérios para seleção dos filmes a serem analisados; seleção dos filmes a partir dos critérios e do recorte estabelecido, e análise dos mesmos; e análise dos resultados. Neste sentido, os filmes trabalhados foram Blade Runner 2049 (2017), Pantera Negra (2018) e Parasita (2019) e constatou-se que a arquitetura enquanto personagem atua através da representação de valores associados às experiências humanas, contribuindo com a construção da narrativa cinematográfica ao comunicar-se com o espectador por meio da imagem da arquitetura amplamente explorada através das cenas, e que a atuação da arquitetura fílmica como personagem nas produções atuais têm estado relacionada a problemáticas da sociedade contemporânea.pt_BR
dc.publisher.departmentDAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localLaranjeiraspt_BR
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rejane_Lucia_Tourinho_Lima_Souza.pdf15,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.