Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18108
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorMartins, Tainara Menezes Feitosa-
dc.date.accessioned2023-08-17T14:14:38Z-
dc.date.available2023-08-17T14:14:38Z-
dc.date.issued2021-04-12-
dc.identifier.citationMARTINS, Tainara Menezes Feitosa. Negócios online e o comércio informal nas redes sociais: um estudo de caso com empresários itabaianenses.Itabaiana: 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18108-
dc.description.abstractInformal trade on social networks, is growing every day. The opening of type of commerce is more and more frequent, given the critical socioeconomic factors of today and, the opportunities, which motivate entrepreneurs to try to act in the digital environment, even in the informality. Given the reality of informal digital businesses, this study aims to analyze the informal business market from social networks in the city’’ of Itabaiana, seeking to understand informality in the online environment and understand what motivates entrepreneurs to enter this type of business and the characteristics of their ventures. For that, the research was developed from an exploratory methodology of qualitative character, through studies of multiple cases. Data collection was carried out through an interview, with the help of a semi-structured script with open questions. Most of the interviews were conducted online, due to the conditions of social isolation due to the coronavirus pandemic. The method for data analysis was made from thematic analysis. The results of the study show that the interviewed digital entrepreneurs are not concerned with formalization and do not recognize it as an advantage. They indicate that the motivation for an entrepreneur came from observing opportunities that social networks brought to entrepreneurship and from realizing their dreams from that, and they are not so concerned with the crisis that the country has been going through. Its businesses were created to remain, in the long term, in a virtual format, without pretending the existence of physical space to develop the work. Finally, this research indicates that there is an informality accepted at some level, and social networks contribute to its establishment.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectComércio eletrônicopor
dc.subjectSetor informal (Economia)por
dc.subjectRedes sociais on-linepor
dc.subjectAdministrationeng
dc.subjectE-commerceeng
dc.subjectInformal sector (Economy)eng
dc.subjectOnline social networkseng
dc.titleNegócios online e o comércio informal nas redes sociais: um estudo de caso com empresários itabaianensespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Marcos Antônio de Souza-
dc.description.resumoO comércio informal nas redes sociais, vem crescendo a cada dia. A abertura desse tipo de comércio é cada vez mais frequente, dados os fatores socioeconômicos críticos da atualidade e, as oportunidades, que motivam empreendedores a tentarem atuar no meio digital, ainda que na informalidade. Diante da realidade dos negócios digitais informais, o presente estudo visa, analisar o que é e como funciona o comércio informal nas redes sociais da cidade de Itabaiana-SE, buscando entender a informalidade no meio online e compreender o que motiva os empreendedores a entrarem nesse tipo de negócio e as características de seus empreendimentos. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida a partir de uma metodologia exploratória de caráter qualitativa, por meio de estudos de casos múltiplos. A coleta dos dados foi realizada mediante entrevista, com os proprietários das empresas investigadas, com o auxílio de um roteiro semiestruturado com questões abertas. A maioria das entrevistas foi realizada de forma online, devido às condições de isolamento social em decorrência da pandemia por coronavírus. O método para análise dos dados foi feito a partir de análise temática. Os resultados do estudo mostram que, os empreendedores digitais entrevistados não se preocupam com a formalização e não a reconhecem como algo vantajoso. Eles indicam que a motivação para empreendedor veio da observação de oportunidades que as redes sociais trouxeram para o empreendedorismo e da realização de seus sonhos a partir disso, e não se preocupam tanto com o momento de crise pelo qual o país tem passado. Seus negócios foram criados para permanecerem, a longo prazo, no formato virtual, sem pretensão da existência de espaço físico para desenvolver o trabalho. Por fim, a presente pesquisa indica que existe uma informalidade aceita em algum nível, e as redes sociais contribuem para seu estabelecimento.pt_BR
dc.publisher.departmentDACI - Departamento de Administração – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tainara Menezes Feitosa Martins_TCC.pdf681,58 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.