Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18112
Tipo de Documento: Monografia
Título: Influência do merchandising na decisão de compra do consumidor no supermercado Messias Peixoto, localizado no shopping peixoto em Itabaiana SE.
Autor(es): Jesus, Marileide de Oliveira de
Data do documento: 11-Mai-2021
Orientador: Perone, Valdenira Meneses de Andrade
Resumo: Este estudo teve por objetivo, analisar a influência do merchandising na decisão de compra do consumidor em um supermercado da cidade de Itabaiana/SE. Para tal, foi realizada uma pesquisa com abordagem quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, por meio de um questionário, baseado em uma escala Likert de cinco pontos a 54 clientes do supermercado Messias Peixoto. A análise dos dados foi feita por meio de técnicas de estatística descritiva e de gráficos elaborados a partir de planilha do Excel. Em princípio, foram descritas as características sociodemográficas dos respondentes, que mostrou que a maioria dos respondentes da pesquisa foram mulheres, e que a maioria estavam inseridos na faixa etária de 26 a 35 anos; também mostrou que a maior parte dos respondentes se encontravam casados (as), bem como, com escolaridade de nível superior para grande parte. Também permitiu perceber que dentre os respondentes boa parte eram funcionários públicos; e que a grande maioria possuía dois filhos; bem como observar que a maioria dos participantes possuíam uma renda de até dois salários mínimos. Em seguida, foram abordadas no questionário perguntas a respeito da exposição de produtos, da sinalização no ponto de venda, dos estímulos sensoriais, das técnicas de merchandising, do visual merchandising, da comunicação integrada de marketing e do comportamento de compra do consumidor. Com tal procedimento, foi possível identificar que o uso do merchandising pelo supermercado gera comportamentos e ações que influenciam na decisão de compra do consumidor.
Abstract: This study aimed to analyze the influence of merchandising on the consumer purchase decision in a supermarket in the city of Itabaiana / SE. To this end, a quantitative, exploratory and descriptive research was carried out using a questionnaire, based on a five-point Likert scale to 54 customers at the Messias Peixoto supermarket. Data analysis was performed using techniques of descriptive statistics and graphs prepared from an Excel spreadsheet. In priciple, the sociodemographic characteristics of the respondents were described, which showed that the majority of the survey respondents were composed of women, and that the majority were in the 26 to 35 age group; it also showed that most of the respondents were married, as well as having a higher education level for a large part, it also allowed to realize that among the respondents a good part were civil servants; and that the vast majority had two children; as well as to observe that the majority of the participants had an income of up to two minimum wages. Then, the questionnaire addressed questions about product exposure, signage at the point of sale, sensory stimuli, merchandising techniques, visual merchandising, integrated marketing communication and consumer buying behavior. With this procedure, it was possible to identify that the use of merchandising by the supermarket generates behaviors and actions that influence the consumer's purchase decision.
Palavras-chave: Administração
Comportamento do consumidor
Compras
Administration
Consumer behavior
Compras
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DACI - Departamento de Administração – Itabaiana - Presencial
Citação: JESUS, Marileide de Oliveira de. Influência do merchandising na decisão de compra do consumidor no supermercado Messias Peixoto, localizado no shopping peixoto em Itabaiana SE. Itabaiana: 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18112
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marileide de Oliveira de Jesus_TCC.pdf2,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.