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dc.contributor.authorViard, Monique de Sá Tavares-
dc.date.accessioned2023-08-18T22:24:05Z-
dc.date.available2023-08-18T22:24:05Z-
dc.date.issued2023-07-28-
dc.identifier.citationVIARD, Monique de Sá Tavares. A comunicação da informação científica para popularização da ciência: proposta de documentário de divulgação científica para o Instituto Federal de Sergipe. 2023. 162 f. (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18117-
dc.description.abstractThis research addresses the importance of establishing the connection between Science and the adolescent public during the school years, enabling the formation of critical citizens and stimulating a greater interest in scientific research from an early age. Thus, this work uses the Federal Institute of Sergipe as a research field and the students belonging to the integrated high school as the target audience. Therefore, the objective of this research is to promote the culture of popularizing Science at the Federal Institute of Sergipe through the development of the documentary (product) “FIS is POP! Inclusion of youth through the Popularization of Science”, which presents concepts related to scientific diffusion as well as scientific research, giving voice to teachers, students, and one communication professional from the Institute. In this sense, this investigation is a Case Study focused on fostering actions that contribute to scientific dissemination within the institutional scope – specifically targeting students at the Aracaju Campus, located in the capital of Sergipe. Using a qualitative-quantitative approach, various data collection instruments were employed: interviews, questionnaires, focus group sessions, as well as bibliographic research in databases and documentary research. Qualitative data were analyzed from the perspective of Content Analysis, following Bardin’s methodology. Descriptive Statistics were used for the quantitative data, generating graphs and tables. After analyzing the collected data, it was found that young people have an interest in scientific research, Science, and Technology. However, they lack active search for topics, tools, and products related to the scientific field. Furthermore, through the applied questionnaire, it was determined that audiovisual format would be the most attractive for discussing science and scientific dissemination – which contributed to the development of the documentary. Thus, the results from the focus group with the students, after the product screening, demonstrate that issues such as timing, format, accessibility, among others, were addressed – making the product something that arouses interest and curiosity among the students of the integrated high school at FIS.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectComunicação da informaçãopor
dc.subjectDivulgação científicapor
dc.subjectDisseminação científicapor
dc.subjectPopularização da ciênciapor
dc.subjectDocumentáriopor
dc.subjectInstituto Federal de Sergipe (IFS)por
dc.subjectJovenspor
dc.subjectScientific disseminationeng
dc.subjectFederal Institute of Sergipeeng
dc.subjectYoutheng
dc.subjectPopularization of scienceeng
dc.titleA comunicação da informação científica para popularização da ciência: proposta de documentário de divulgação científica para o Instituto Federal de Sergipept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paixão, Pablo Boaventura Sales-
dc.description.resumoA presente pesquisa trata da importância de se estabelecer o contato da Ciência com o público adolescente ainda na fase escolar, permitindo a formação de cidadãos críticos e despertando um maior interesse por pesquisas científicas desde cedo. Dessa maneira, este trabalho utiliza o Instituto Federal de Sergipe como campo de investigação e os alunos pertencentes ao ensino médio integrado como público-alvo. Destarte, é objetivo desta pesquisa promover a cultura da popularização da Ciência no IFS, a partir do desenvolvimento do documentário (produto) “O IFS é POP! A inclusão de jovens por meio da Popularização da Ciência”, em que são apresentados conceitos relacionados à difusão científica, como também à pesquisa científica, dando lugar de fala a docentes, alunos e uma profissional de comunicação do referido Instituto. Nesse sentido, esta investigação é um Estudo de Caso voltado ao fomento de ações que contribuam com a divulgação científica no âmbito institucional – especificamente entre estudantes do Campus Aracaju, sendo este localizado na capital de Sergipe. De abordagem quali-quantitativa, foram utilizados variados instrumentos de coleta de dados: a entrevista, o questionário, a formação de grupo focal, além da pesquisa bibliográfica em bases de dados e a pesquisa documental. Os dados qualitativos foram analisados na perspectiva da Análise de Conteúdo, segundo Bardin. Já para os dados quantitativos, optou-se pela Estatística Descritiva Simples quando da elaboração de gráficos e tabelas. Após a análise dos dados coletados, verificou-se que há o interesse dos jovens quanto às pesquisas científicas e quanto à Ciência e à Tecnologia. Entretanto, falta a eles a busca de forma ativa por pautas, ferramentas e produtos que estejam ligados à área científica. Ademais, constatou-se, por meio do questionário aplicado, que o formato em audiovisual seria o mais atrativo para falar de ciência e divulgação científica – o que contribuiu para a elaboração do documentário. Dessa forma, os resultados oriundos do grupo focal com os estudantes, após a exibição do produto, demonstram que as questões de tempo, formato, acessibilidade, entre outras, foram atendidas – tornando o produto algo que cause interesse e curiosidade nos discentes do ensino médio integrado do IFS.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento

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