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dc.contributor.authorNascimento, Larissa Coimbra do-
dc.date.accessioned2023-08-23T23:17:45Z-
dc.date.available2023-08-23T23:17:45Z-
dc.date.issued2023-07-27-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Larissa Coimbra do. A competência em informação e os usuários do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do protocolo e arquivo do Instituto Federal de Sergipe(IFS) do campus São Cristóvão. 2023. 169 f. (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18164-
dc.description.abstractHis study addresses Information Literacy in the context of Electronic Information System (SEI) users of Protocol and Archives sector at São Cristóvão campus of Federal Institute of Sergipe (IFS). It starts from the principle that Information Literacy (CoInfo) requires different didactic strategies to satisfy users informational needs according to the environment in which it is intended to be developed. Thus, it seeks to enable users to use information accurately, autonomously and efficiently. In this way, this research raised the following problem: how information literacy developed by Protocol and Archive sector users at São Cristóvão campus of Federal Institute of Sergipe can contribute to reducing the barriers encountered by them when accessing the Electronic System of Information (SEI)? So it’s main objective is: to develop information competence in Protocol and Archive sector users at São Cristóvão campus of Federal Institute of Sergipe, in order to minimize the barriers to access and use the Electronic Information System (SEI). Specific objectives: to identify users’ informational needs when accessing SEI; to map users’ information competence for handling SEI; and to develop a Practical Guide for SEI users of Protocol and Archives sector at São Cristóvão campus of Federal Institute of Sergipe (IFS) as the final product of this dissertation. In relation to the methodological procedures, this is a professional master research, which is characterized as exploratory to its objective, with a qualitative approach and an applied nature. In relation to the investigation method, it was based on a bibliographical review, a documentary research and a case study. As data collection technique, it used an online questionnaire applied to SEI users at São Cristóvão campus and also a document analysis applyed to administrative proceedings filed, both were applyed between January 2022 and June 2023. It used Bardin's content analysis to study the results. Therefore, this study identified that the development of information literacy can reduce the barriers encountered by users when using the SEI, as it improves and optimizes the use of the system and through the Practical Guide and mainly with the help of the videos that guide its use. of the system will bring more autonomy to the user, with a smaller margin of error in the opening of the processes, since he will have a guidance instrument in his hands, making the access and use of the SEI easier and faster, with users more secure and satisfied regarding the system usage.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopor
dc.subjectArquivos e usuáriospor
dc.subjectGestão da informação arquivísticapor
dc.subjectSistema de informação gerencialpor
dc.subjectSistema Eletrônico de Informações (SEI)por
dc.subjectUsuários de arquivospor
dc.subjectPapel do arquivistapor
dc.subjectInformation literacyeng
dc.subjectRecord userseng
dc.subjectArchivist's roleeng
dc.subjectElectronic Information System (SEI)eng
dc.titleA competência em informação e os usuários do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do protocolo e arquivo do Instituto Federal de Sergipe(IFS) do campus São Cristóvãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Martha Suzana Cabral-
dc.description.resumoEste estudo aborda a Competência em Informação no contexto dos usuários do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Protocolo e Arquivos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) do campus São Cristóvão. Parte do princípio de que a Competência em Informação (CoInfo) requer diferentes estratégias didáticas para satisfazer as necessidades informacionais dos usuários de acordo com o ambiente que se pretende desenvolvê-la. Assim, busca capacitar o usuário para usar a informação de forma precisa, autônoma e eficiente. Desta forma, esta pesquisa levantou o seguinte problema: como a competência em informação, desenvolvida junto aos usuários do setor de Protocolo e Arquivo do Instituto Federal de Sergipe do campus São Cristóvão, pode contribuir para diminuir as barreiras encontradas por eles ao acessarem o Sistema Eletrônico de Informações? A partir disso, o objetivo principal é: desenvolver a competência em informação nos usuários do setor de Protocolo e Arquivo do Instituto Federal de Sergipe, campus São Cristóvão, a fim de minimizar as barreiras de acesso e uso do SEI. Objetivos específicos: identificar as necessidades informacionais dos usuários ao acessarem o SEI; mapear a competência em informação dos usuários para manuseio do SEI; desenvolver um Guia Prático para os usuários do SEI do Protocolo e Arquivo do IFS, campus São Cristóvão, como produto final desta dissertação. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de mestrado profissional, caracterizada quanto ao objetivo como exploratória, de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e em relação ao método de investigação se apoiou em uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e um estudo de caso. Utilizou um questionário on-line aplicado junto aos usuários do SEI e uma análise documental nos processos autuados no IFS, campus São Cristóvão, entre janeiro de 2022 a junho de 2023, como técnica de coleta de dados e usou a análise de conteúdo de Bardin para análise dos resultados. Sendo assim, este estudo identificou que o desenvolvimento da competência em informação pode diminuir as barreiras encontradas pelos usuários ao usar o SEI, pois melhora e otimiza o uso do sistema que por meio do Guia Prático e principalmente com o auxílio dos vídeos de orientação do uso do sistema trarão mais autonomia para o usuário, com uma margem de erro na abertura dos processos menor, já que terá um instrumento de orientação em mãos, tornando o acesso e uso do SEI mais fácil e célere, com usuários mais seguros e satisfeitos quanto ao uso do sistema.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento

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