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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Sila e Maria Bonita : duas biografias para ressignificação da história das mulheres no ensino de história
Autor(es): Santos, Lidiane Metodio dos
Data do documento: 24-Fev-2023
Orientador: Souto, Paulo Heimar
Resumo: A historiografia oficial silenciou a história das mulheres durante séculos, descritas como coadjuvantes dos momentos e ficando à mercê das sombras de “grandes homens”. Tendo em vista esse contexto, o presente trabalho objetivou construir uma História em Quadrinhos (HQ) com uso de biografias de Maria Bonita e Sila, participantes do movimento Cangaço, como metodologia de ensino em sala de aula para os estudantes da Educação Básica, com foco nos alunos do Ensino Fundamental, anos finais, e Ensino Médio, visando ressignificar a história das mulheres em sala de aula e usá-las como exemplo de histórias de vidas, de protagonistas da sua própria história, analisando a singularidade das mulheres nos movimentos sociais de modo a contribuir para transpor as barreiras do patriarcado na atualidade. Para isso, utilizamos como referencial teórico sobre o Ensino de História as autoras Circe Bittencourt (2018), Elza Nadai (1993), para contextualização da História das Mulheres, autores como Michele Perrot (2005), Losandro Tedeschi (2015), Ana Veiga (2007), entre outros. Sobre as perspectivas de análise sobre o cangaço, utilizamos autores (as): Maria Isaura P. de Queiroz (1977), por Rui Facó (1963), Maria Matta Machado (1969), Eric J. Hobsbawm (1978), Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros (2000), Gustavo Barroso (1930), Luiz Pericás (2015) e Frederico Pernambucano de Mello (2018). Assim como utilizamos as contribuições de Vergueiro (2010) e Paiva (2016) sobre o uso de HQs como ferramentas didáticas, além de depoimentos de mulheres sobreviventes do Cangaço, como Sila, Adília e Dadá para análise de percepções sobre a época e construção da HQ ambientada de acordo com a linguagem do período. Pode-se afirmar que a linguagem das Histórias em Quadrinhos, através de elementos verbais e não verbais, facilita o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando a aproximação entre o leitor e o assunto abordado, configurando novas percepções sobre a participação das mulheres no Cangaço, ressignificando suas histórias de vidas e buscando a formação de uma consciência antimachista nos educandos.
Abstract: The official historiography has silenced the history of women for centuries, describing them as supporting characters and being at the mercy of the shadows of "great men". In view of this context, the aim of this work was to create a comic book using the biographies of Maria Bonita and Sila, participants in the Cangaço movement, as a teaching methodology in the classroom for students in basic education, with a focus on elementary school students, final years, and high school students, with the aim of re-signifying women's history in the classroom and using them as examples of life stories, as protagonists of their own history, analyzing the uniqueness of women in social movements in order to help overcome the barriers of patriarchy today. To do this, we used the authors Circe Bittencourt (2018) and Elza Nadai (1993) as theoretical references for History Teaching, and authors such as Michele Perrot (2005), Losandro Tedeschi (2015) and Ana Veiga (2007), among others, to contextualize Women's History. The following authors provide an analysis of the cangaço: Maria Isaura P. de Queiroz (1977), by Rui Facó (1963), Maria Matta Machado (1969), Eric J. Hobsbawm (1978), Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros (2000), Gustavo Barroso (1930), Luiz Pericás (2015) and Frederico Pernambucano de Mello (2018), as well as the contributions of Vergueiro (2010) and Paiva (2016), on the use of comics as teaching tools, as well as testimonies from women survivors of Cangaço, such as Sila, Adília and Dadá, to analyze their perceptions of the time and construct the comic book, set in accordance with the language of the period. It can therefore be said that the language of comic books, through verbal and non-verbal elements, facilitates the teaching-learning process, bringing the reader closer to the subject matter, shaping new perceptions about the participation of women in Cangaço, re-signifying their life stories and seeking to form an anti-machismo consciousness in the students.
Palavras-chave: Ensino de história
Mulheres
Cangaço
Sila
Maria Bonita
Teaching history
Women
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Ensino de História
Citação: SANTOS, Lidiane Metodio dos. Sila e Maria Bonita : duas biografias para ressignificação da história das mulheres no ensino de história. 2023. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18188
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