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dc.contributor.authorSantos, Danise Vivian Gonçalves dos-
dc.date.accessioned2023-08-30T23:04:56Z-
dc.date.available2023-08-30T23:04:56Z-
dc.date.issued2020-02-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Danise Vivian Gonçalves dos. As tecnologias digitais de informação e comunicação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - campus São Cristóvão. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18197-
dc.description.abstractThe research entitled as «Digital Technologies of Information and Communication at the Instituto Federal de Sergipe – campus São Cristóvão had the general aim the understanding of the use of digital technologies of information and communication - DTIC (TDIC, in Portuguese) in the teaching and learning process of the Maintenance and Computer Support technical integrated course of the Instituto Federal de Sergipe (IFS) – São Cristóvão campus. It is characterized as a «case study» with a qualitative approach of the descriptive and exploratory kind. To support teaching practice, we based on the concepts of teaching knowledge (TARDIF, 2014) as constitutive elements of this practice. We also support the references for professional and technological education of the federal institutes, Pacheco (2011), Ramos (2007), Meneses Filho and Costa (2017). In addition to theoretical approaches on the use of Digital Information and Communication Technologies, Kenski (2012), Cox (2003), Almeida (2014), Santaella (2003, 2007, 2013), Levy (2010) Lemos (2015), Rudiger 2016), Ferrete (2016). We used questionnaires with students, interviews with teachers and observation in virtual space as instruments for the production of data, in addition to reading the institutional documents guiding educational practice at IFS. The data analysis and interpretation procedure took place from the perspective of content analysis (BARDIN, 2011). Results show that students and teachers have used DTIC for teaching and learning, but still in a timid and poorly articulated way. The greatest difficulties have pointed out by teachers and students indicate the need to improve the institution's infrastructure. Seen only as possibilities, in addition to the experiences reported by teachers in their practices, students and teachers have indicated the DTIC as a way of facilitating learning. We point out the need for continuous actions of teacher training linked to the knowledge and experiences of teachers, as promoted institutionally as through the search for teachers.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectSergipepor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)por
dc.subjectInstituto Federal de Sergipe (IFS)por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectDigital information and communication technologieseng
dc.titleAs tecnologias digitais de informação e comunicação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - campus São Cristóvãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferrete, Anne Alilma Silva Souza-
dc.description.resumoA pesquisa intitulada As tecnologias digitais da informação e comunicação no Instituto Federal de Sergipecampus São Cristóvão teve por objetivo geral compreender o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem no curso Técnico Integrado de Manutenção e Suporte em Informática, do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Está caracterizada como um estudo de caso de abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória. Para fundamentar a prática docente, baseamo-nos nos conceitos de saberes docentes (TARDIF, 2014) como elementos constitutivos desta prática. Tomamos como apoio também os referenciais para a educação profissional e tecnológica dos institutos federais, Pacheco (2011), Ramos (2007), Meneses Filho e Costa (2017). Além das abordagens teóricas sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação, Kenski (2012), Cox (2003), Almeida (2014), Santaella (2003, 2007, 2013), Lévy (2010), Lemos (2015), Rudiger (2016), Ferrete (2016). Utilizamos como instrumentos para produção dos dados questionários com estudantes, entrevistas com professores e observação em espaço virtual, além da leitura dos documentos institucionais norteadores da prática educativa no IFS. Os procedimentos de análise e interpretação dos dados se deram na perspectiva da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados demonstram que os estudantes e docentes usam as TDIC para o ensino e aprendizagem, mas ainda de forma tímida e pouco articulada ao currículo. As maiores dificuldades apontadas por docentes e estudantes indicam a necessidade de melhoria na infraestrutura da instituição. Enquanto possibilidades, além das experiências relatadas pelos docentes em sua prática, estudantes e docentes indicam as TDIC como meio facilitador da aprendizagem. Apontamos a necessidade de ações contínuas de formação docente atreladas aos saberes e experiências dos docentes, tanto promovidas de forma institucional quanto através da busca dos docentes.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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