Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18236
Tipo de Documento: Dissertação
Título : O construcionismo contextualizado por meio da linguagem de programação Logo : uma proposta de ensino-aprendizagem da geometria plana
Autor : Biriba, Guilherme Barbosa
Fecha de publicación : 14-jul-2023
Director(a): Schneider, Henrique Nou
Resumen: Esta pesquisa teve como objeto de estudo o processo de ensino e de aprendizagem de geometria plana mediado pela linguagem de programação Logo. O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como mediadora do processo de ensino e de aprendizagem, apoiando-se na ideia da espiral da aprendizagem, permitiu que os estudantes verificassem e revisassem os conceitos estudados. A problemática central foi delimitada por meio de uma pergunta de pesquisa: como a linguagem de programação Logo pode contribuir na construção do conhecimento dos estudantes do ensino fundamental no âmbito do Construcionismo? Com o objetivo de encontrar respostas para essa pergunta, a pesquisa buscou investigar os impactos causados pelo uso da linguagem Logo nas aulas de geometria plana da disciplina de Matemática, tendo o Construcionismo como embasamento teórico. Para a aplicação do experimento, o campo de estudo selecionado foi o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS), com alunos do 6º ano do ensino fundamental. Em relação à metodologia, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, concentrando-se em dados que não podem ser mensurados pela estatística. O tipo de pesquisa escolhido foi a pesquisa participante, pois o pesquisador esteve imerso no ambiente de estudo. Os instrumentos e técnicas utilizados foram questionários e relato do professor, respectivamente, como meios de registrar a construção do conhecimento dos estudantes em relação aos conceitos de geometria plana da disciplina de Matemática, inseridos na experiência do uso do Logo. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva que evidenciou a importância da Linguagem Logo como um recurso pedagógico relevante dentro de uma abordagem construcionista. A pesquisa apresentou contribuições, no sentido de trazer novas estratégias de ensino-aprendizagem que privilegiem a aprendizagem na primeira pessoa apoiada nas TDIC e proporcionou, também, enriquecer a formação dos futuros educadores, aprimorando as práticas educacionais, ao integrar a tecnologia digital na forma da programação de computadores com vista a desenvolver a autonomia dos estudantes e a aprendizagem significativa.
Resumen : This research had as object of study the teaching and learning process of plane geometry mediated by the Logo programming language. The use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) as a mediator in the teaching and learning process, based on the idea of the learning spiral, allowed students to check and review the studied concepts. The central problem was delimited through a research question: how can the Logo programming language contribute to the construction of knowledge of elementary school students in the context of Constructionism? In order to find answers to this question, the research sought to investigate the impacts caused by the use of the Logo language in the flat geometry classes of the Mathematics discipline, having Constructionism as a theoretical basis. For the application of the experiment, the selected field of study was the Colégio de Administração at the Federal University of Sergipe (CODAP/UFS), with students from the 6th year of elementary school. Regarding the methodology, the research adopted a qualitative approach, focusing on data that cannot be measured by statistics. The type of research chosen was participant research, as the researcher was immersed in the study environment. The instruments and techniques used were questionnaires and the teacher's report, respectively, as a means of recording the construction of students' knowledge in relation to the concepts of plane geometry in the Mathematics discipline, inserted in the experience of using Logo. Data were analyzed using Discursive Textual Analysis, which highlighted the importance of Logo Language as a relevant pedagogical resource within a constructionist approach. The research made contributions, in the sense of bringing new teaching-learning strategies that privilege first-person learning supported by DICT and also provided enriching the training of future educators, improving educational practices, by integrating digital technology in the form of computer programming with a view to developing student autonomy and meaningful learning.
Palabras clave : Educação
Ensino de educação
Ensino de matemática
LOGO (linguagem de programação de computador)
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Construcionismo
Geometria plana
Linguagem de programação Logo
Constructionism
Mathematics teaching
Plane geometry
Logo programming language
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Citación : BIRIBA, Guilherme Barbosa. O construcionismo contextualizado por meio da linguagem de programação Logo : uma proposta de ensino-aprendizagem da geometria plana. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18236
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GUILHERME_BARBOSA_BIRIBA.pdf4,88 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.