Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18239
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorJesus, Alexis Magnum Azevedo de-
dc.date.accessioned2023-09-04T13:58:42Z-
dc.date.available2023-09-04T13:58:42Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.citationJESUS, Alexis Magnum Azevedo de. “Vidas negras importam” para a formação em direito? : a educação das relações étnico-raciais no curso de Direito da UFS e nas escolas das carreiras jurídicas de Sergipe. 2023. 179 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18239-
dc.description.abstractThe work analyzes the education of ethnic-racial relations in the law course at UFS and in the schools of legal careers in Sergipe - EJUSE, ESMPSE and ACADEPOL - in the face of the genocide of the black population. The concepts of genocide of the black population, law, education of ethnic-racial relations and curriculum are discussed, as well as the socio-historical development of Law courses, with emphasis on black insurgencies in this context. The work has Marxism as its theoretical-methodological reference, which understands as indispensable the articulation of the black university intelligentsia with the knowledge of the historical struggle of the black movement. In this way, making use of political denouncements by black organizations, the contribution of hip-hop, bibliographic review, documental analysis of curricula and semi-structured interviews with course coordinators, the research concludes that the education of ethnic-racial relations has a very low insertion in legal education in Sergipe, which directly contributes to the deepening of the genocide of the black population.eng
dc.description.abstractEl trabajo analiza la educación de las relaciones étnico-raciales en la carrera de Derecho de la UFS y en las escuelas de las carreras jurídicas de Sergipe - EJUSE, ESMPSE y ACADEPOL - frente al genocidio de la población negra. Se discuten los conceptos de genocidio de la población negra, derecho, educación de las relaciones étnico-raciales y currículum, así como el desarrollo sociohistórico de las carreras de Derecho, con énfasis en las insurgencias negras en este contexto. La obra tiene como referente teórico-metodológico el marxismo, que entiende como indispensable la articulación de la intelectualidad universitaria negra con el conocimiento de la lucha histórica del movimiento negro. De esta manera, haciendo uso de denuncias políticas por parte de organizaciones negras, el aporte del hip-hop, revisión bibliográfica, análisis documental de los planes de estudio y entrevistas semiestructuradas con coordinadores de cursos, la investigación concluye que la educación de las relaciones étnico-raciales tiene un impacto muy baja inserción en la formación jurídica en Sergipe, lo que contribuye directamente a la profundización del genocidio de la población negra.spa
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectUniversidades e faculdadespor
dc.subjectCurrículospor
dc.subjectSergipepor
dc.subjectEnsino de direitopor
dc.subjectNegrospor
dc.subjectDiscriminação na educaçãopor
dc.subjectFormação jurídicapor
dc.subjectGenocídio da população negrapor
dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispor
dc.subjectMarxismopor
dc.subjectIntelectualidade negrapor
dc.subjectLegal educationeng
dc.subjectGenocide of the black populationeng
dc.subjectEducation of ethnic-racial relationseng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectMarxismeng
dc.subjectBlack intellectualityeng
dc.subjectEducación jurídicaspa
dc.subjectGenocidio de la población negraspa
dc.subjectEducación de las relaciones étnico-racialesspa
dc.subjectPlan de estudiosspa
dc.subjectIntelectualidad negraspa
dc.title“Vidas negras importam” para a formação em direito? : a educação das relações étnico-raciais no curso de Direito da UFS e nas escolas das carreiras jurídicas de Sergipept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Edineia Tavares-
dc.description.resumoO trabalho analisa a educação das relações étnico-raciais no curso de direito da UFS e nas escolas das carreiras jurídicas de Sergipe - EJUSE, ESMPSE e ACADEPOL - em face do genocídio da população negra. São discutidos os conceitos de genocídio da população negra, direito, educação das relações étnico-raciais e currículo, bem como é apresentado o desenvolvimento sócio-histórico dos cursos de Direito, com destaque para as insurgências negras nesse âmbito. O trabalho tem como referência teórico-metodológica o marxismo, que compreende como indispensável a articulação da intelectualidade negra universitária com os saberes da luta histórica do movimento negro. Dessa forma, se valendo das denúncias políticas de organizações negras, da contribuição do hip-hop, revisão bibliográfica, análise documental dos currículos e entrevistas semi-estruturadas com as coordenações de curso, a pesquisa conclui que a educação das relações étnico-raciais possui uma baixíssima inserção na formação jurídica em Sergipe, o que contribui diretamente para o aprofundamento do genocídio da população negra.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALEXIS_MAGNUM_AZEVEDO_JESUS.pdf2,14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.