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dc.contributor.authorSantos, George Barreto dos-
dc.contributor.authorBispo, Mateus Meneses-
dc.date.accessioned2023-09-04T18:03:40Z-
dc.date.available2023-09-04T18:03:40Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTOS, George Barreto dos; BISPO, Mateus Meneses. O brincar terapêutico no preparo da criança com câncer submetida a punção venosa periférica. 2019. 28f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18249-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectJogos e brinquedospor
dc.subjectCriança hospitalizadapor
dc.subjectEnfermagem pediátricapor
dc.titleO brincar terapêutico no preparo da criança com câncer submetida a punção venosa periféricapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Aglaé da S. Araújo-
dc.description.resumoNo Brasil, o câncer é considerado a principal causa de morte por doenças na população infanto-juvenil. Durante seu tratamento a criança permanece muito tempo hospitalizada, sendo submetida a diversos procedimentos dolorosos resultando em múltiplos impactos na sua vida. A utilização do Brinquedo Terapêutico Instrucional (BTI) pode ser uma estratégia eficaz para lidar com os efeitos negativos da hospitalização. O estudo objetivou avaliar as reações comportamentais, de crianças em um setor de quimioterapia infantil durante a punção venosa periférica, antes e após o uso do BTI. Trata-se de uma pesquisa prospectiva, descritiva de abordagem quantitativa. A amostra constitui-se de 27 crianças entre 3-12 anos. A coleta de dados foi dividida em etapas, a qual a criança era observada durante a punção venosa antes e após as sessões com o BTI tendo suas reações registradas. Antes do uso do BTI as reações que expressam menor aceitação ao procedimento da punção venosa foram observadas em quase todas as crianças. No entanto, após o preparo com o BTI houve uma redução significativa (p<0,05) dessas reações e aumento de reações de maior aceitabilidade ao procedimento. O brincar no hospital, através do brinquedo terapêutico, promove uma maior adaptação da criança ao processo de adoecimento e hospitalização. Ao brincar a criança expressa seus sentimentos, dramatiza papeis, ajuda a encarar a realidade, possibilitando a compreensão e recuperação do autocontrole diante das adversidades. Dessa forma, o BTI contribui significativamente para o fortalecimento e otimização de comportamentos que evidenciam maior aceitação e adaptação de crianças submetidas a punção venosa periférica.pt_BR
dc.publisher.departmentDEN - Departamento de Enfermagem – Aracaju - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localAracajupt_BR
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