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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Joyce Kelly Alves dos-
dc.date.accessioned2023-09-04T21:44:24Z-
dc.date.available2023-09-04T21:44:24Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18252-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofDesafios para a formação do leitor crítico: promovendo a compreensão leitora de discursos polêmicos por meio da produção de podcast (Dissertação)pt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapor
dc.subjectLeitorespor
dc.subjectReação críticapor
dc.subjectDiscussões e debatespor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectPodcasterspor
dc.subjectCompreensão leitorapor
dc.subjectPosicionamento críticopor
dc.subjectLeitura argumentativapor
dc.subjectDiscursos polêmicospor
dc.subjectMódulo didáticopor
dc.titlePromovendo a leitura argumentativa de discursos polêmicos por meio da produção de podcastpt_BR
dc.typeMódulo didáticopt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Isabel Cristina Michelan de-
dc.description.resumoÉ de conhecimento geral que a escola necessita de transformações no que diz respeito ao trabalho com leitura, e essas mudanças só serão alcançadas através da compreensão profunda de seus problemas e necessidades, para que então seja possível falar de suas possibilidades. Diante disso, neste trabalho, entende-se ser fundamental que o professor assuma o papel de leitor dentro da sala de aula, assim poderá proporcionar aos estudantes oportunidades de também praticar atos de leitura e vivenciar o prazer da leitura. O desafio do professor é propor estratégias de leitura que aproximem cada vez mais os estudantes dos textos. Para que o estudante seja um leitor competente, ele precisa ter as condições necessárias, logo, é preciso apresentar aos estudantes os mecanismos adequados para se alcançar a compreensão leitora. Eles precisam vivenciar experiências de leitura em situações significativas e funcionais. Dentre as práticas de leitura, criar abordagens para promover a leitura argumentativa é ainda mais desafiador. Muitos estudantes apresentam dificuldades na compreensão textual, e em expor sua opinião de forma lógica e argumentativa. Com esse propósito foi desenvolvida uma pesquisa, aplicada com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual da cidade de Lagarto em Sergipe, seguindo as orientações do Programa de Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras – o qual tem como objetivo a formação de professores do Ensino Fundamental na área de Língua Portuguesa. Esse projeto de leitura foi pensado para um contexto de aulas presenciais, mas sua aplicação ocorreu durante as aulas remotas de 2020, ou seja, pode ser aplicado virtualmente, com adaptações.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

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