Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18290
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Valença, André Luiz Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-06T15:11:04Z | - |
dc.date.available | 2023-09-06T15:11:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
dc.identifier.citation | VALENÇA, André Luiz Santos. Tensões culturais : o silenciamento das culturas populares no espaço escolar. 2023. 166 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Culturas Populares) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18290 | - |
dc.description.abstract | This research is part of the exploratory typology, as it seeks to trace and, therefore, to know the profile of the students of the Governador Djenal Tavares de Queiroz Center of Excellence, enabling the understanding of the sociocultural dimensions and their submersion. In this way, the objective of this research revolves around reflections on the existing cultural tensions in the school environment that result from the silencing of local popular cultures. The understanding of these veiled cultures may enable the inclusion of approaches, proposals, practices and pedagogical actions that bring the school closer to the commitment to represent the other and its various cultural interfaces. This, in order to reduce cultural standardization, control, tensions and social conflicts reproduced by social institutions, consequently by the school. To achieve this objective, the study is based on authors such as Bourdieu (2007), Chaui (2017), Cuche (1999), Magnani (1998), Charlot (2001), Macedo (2021), Brandão (1985), among other authors. This investigation fits into the case study method, as it deals with reflections on a social phenomenon, the immersion of peripheral popular cultures within the school and in its daily relationships, seeking through quantitative collection instruments, structured questionnaire with Likert scale, and qualitative, semi-structured interview and field diary, in order to articulate the data obtained to verify the existence of the sociocultural phenomenon in the educational unit. The methodological course was structured on the ideas of Yin (2001), Gil (2008), Lakatos and Marconi (2003) and Minayo (2000) and (2005). The analysis of the obtained data allowed the understanding that the school institution, in its pedagogical proposal, disregards the personal experiences of the students; the different sociocultural profiles of the students that make up the educational institution; the devaluation of the knowledge and formative processes of peripheral cultures by social actors; the formation of groups and subgroups according to the social and cultural similarities of individuals, which results in tensions, conflicts and silencing of popular cultural dimensions. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | por |
dc.subject | Pedagogia crítica | por |
dc.subject | Sociologia educacional | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Instituição educacional | por |
dc.subject | Juventude | por |
dc.subject | Culturas populares | por |
dc.subject | Pedaços | por |
dc.subject | Silenciamento | por |
dc.subject | Educational institution | eng |
dc.subject | Youth | eng |
dc.subject | Popular cultures | eng |
dc.subject | Pieces | eng |
dc.subject | Muting | eng |
dc.title | Tensões culturais : o silenciamento das culturas populares no espaço escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | Cultural tensions: the silencing of popular cultures in the school environment | eng |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brazil, Marcelo Alves | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa, insere-se na tipologia exploratória, pois procura traçar e, por conseguinte, conhecer o perfil dos alunos do Centro de Excelência Governador Djenal Tavares de Queiroz, possibilitando o entendimento sobre as dimensões socioculturais e as suas submersões. Desta forma, o objetivo desta pesquisa gira em torno de reflexões sobre as tensões culturais existentes no ambiente escolar que decorrem no silenciamento das culturas populares locais. A compreensão dessas culturas veladas, poderá viabilizar a inclusão de abordagens, de propostas, de práticas e de ações pedagógicas que aproximem a escola do compromisso de representar o outro e suas diversas interfaces culturais. Isso, com o intuito de reduzir a padronização cultural, o controle, as tensões e os conflitos sociais reproduzidos pelas instituições sociais, consequentemente pela escola. Para a realização de tal objetivo, o estudo embasa-se em autores como Bourdieu (2007), Chauí (2017), Cuche (1999), Magnani (1998), Charlot (2001), Macedo (2021), Brandão (1985), entre outros autores. Esta investigação, encaixa-se no método estudo de caso, pois ela se trata de ponderações sobre um fenômeno social, a imersão das culturas populares periféricas no interior da escola e nas suas relações cotidianas, buscando por meio de instrumentos de coletas quantitativos, questionário estruturado com escala Likert, e qualitativo, entrevista semiestruturada e diário de campo, com o intuito de articular os dados obtidos para averiguar a existência do fenômeno sociocultural na unidade educacional. O percurso metodológico foi estruturado nas ideias de Yin (2001), Gil (2008), Lakatos e Marconi (2003) e Minayo (2000) e (2005). A análise dos dados obtidos, possibilitou o entendimento de que a instituição escolar em sua proposta pedagógica, desconsidera as vivências pessoais dos alunos; os distintos perfis socioculturais dos estudantes que compõe a instituição educacional; a desvalorização dos atores sociais dos saberes e processos formativos das culturas periféricas; a formação de grupos e subgrupos de acordo com as semelhanças sociais e culturais dos indivíduos o que decorre em tensões, conflitos e silenciamento das dimensões culturais populares. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares | pt_BR |
dc.subject.cnpq | OUTROS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Culturas Populares |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANDRE_LUIZ_SANTOS_VALENCA.pdf | 3,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.