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Document Type: Tese
Title: Ensino de ciências no currículo do Piauí (2020) : legados coloniais e possíveis brechas decoloniais (interculturais críticas)
Authors: Oliveira, Dagmar Braga de
Issue Date: 27-Feb-2023
Advisor: Lucini, Marizete
Resumo : Esta pesquisa objetiva compreender os legados coloniais e propor possíveis brechas decoloniais, a partir da proposta curricular do Ensino Fundamental (anos finais) do Piauí (2020) para o ensino de ciências. Objetivo que emerge de nossa inquietação sobre um horizonte possível de elaboração de propostas curriculares sensíveis à diversidade de saberes em um país de dimensões continentais como o Brasil. A temática que nos propomos a investigar implica em olhar para um cenário espinhoso e de intensas disputas, mas consideramos que propor discussões que despertem para a elaboração de currículos menos opressores e contemplem diálogos interculturais entre os saberes construídos ao longo das nossas existências, como povo, que tem existido e (re)existido a práticas coloniais epistêmicas ao longo da história, é uma tarefa constante. Desse modo, articulamos como objetivos específicos: a) Evidenciar os pressupostos teórico-metodológicos para o ensino de ciências, adotados no Currículo do Ensino Fundamental (anos finais) do Piauí; b) Identificar e questionar o lugar ou não lugar dos saberes tradicionais no Currículo do Ensino Fundamental (anos finais) do Piauí, acerca do componente curricular Ciências; c) Analisar os legados coloniais e propor possíveis brechas decoloniais (interculturais críticas), a partir do Currículo do Ensino Fundamental (anos finais) do Piauí, acerca do componente curricular Ciências. Para tanto, propomos a realização de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo documental, onde desenhamos, como itinerário metodológico, uma proposta de análise e reflexão, acerca do documento intitulado “Currículo do Piauí: um marco para a educação do nosso estado”, publicado em 2020, ancorados nos pressupostos teóricometodológicos da Análise de Discurso de Orlandi. O texto está organizado em 06 seções, sendo a primeira seção composta por enfoques introdutórios; na segunda seção, discorremos sobre a revisão de literatura; na terceira seção, partilhamos os dados e discussões referentes aos resultados produzidos em torno da análise do documento “Currículo do Piauí: um marco para a educação do nosso estado”; a quarta seção expõe o processo de identificação e questionamento do lugar ou não lugar dos saberes tradicionais no Currículo do Ensino Fundamental (anos finais) do Piauí, acerca do componente curricular de Ciências; na quinta seção, encontram-se a análise dos legados coloniais e a indicação de possíveis brechas decoloniais a partir do Currículo do Ensino Fundamental (anos finais) do Piauí, acerca do componente curricular de Ciências; e na sexta seção apresentamos um panorama geral das análises evidenciando que os pressupostos teórico-metodológicos indicam um panorama preocupante, devido às evidências do predomínio de contradições da filosofia proposta no documento em relação à materialização do organizador curricular de Ciências, fato esse que evidencia as artimanhas do verniz democratizante do documento; a identificação do não lugar dos saberes tradicionais, alinhados à robustez dos dez legados coloniais, e a proposição de dez brechas decoloniais (interculturais críticas) para a Proposta Curricular do Ensino Fundamental (anos finais) do Piauí (2020), especificamente para o ensino de ciências. A análise realizada apontou para a continuidade do projeto colonizador no estado do Piauí, materializado nos legados coloniais identificados, impulsionando-nos a refletir sobre a necessidade de propor brechas decoloniais como estratégias de insurgências epistêmicas.
Abstract: This research aims to understand the colonial legacies and propose possible decolonial gaps, based on the curricular proposal of Elementary School (final years) in Piauí (2020), for science teaching. Objective that emerges from our concern about a possible horizon for the elaboration of curricular proposals sensitive to the diversity of knowledge in a country of continental dimensions like Brazil. The theme that we propose to investigate implies looking at a thorny scenario and of intense disputes, but we consider that proposing discussions that awaken to the elaboration of less oppressive curricula and contemplate intercultural dialogues between the knowledge constructed throughout our existences, as a people, that has existed and (re) existed to epistemic colonial practices throughout history, is a constant task. Thus, we articulate the following specific objectives: a) Evidencing the methodological theoretical assumptions for science teaching, adopted in the Elementary School Curriculum (final years) in Piauí; b) Identify and question the place or non-place of traditional knowledge in the Elementary School Curriculum (final years) in Piauí, regarding the Science curriculum component; c) Analyze the colonial legacies and propose possible decolonial gaps (critical intercultural), based on the Elementary School Curriculum (final years) in Piauí, regarding the Science curriculum component. To this end, we propose carrying out qualitative research of a documentary type, where we design, as a methodological itinerary, a proposal for analysis and reflection, about the document entitled “Curriculum of Piauí: a milestone for the education of our state”, published in 2020, anchored in the theoretical-methodological assumptions of Orlandi's Discourse Analysis. The text is organized into 06 sections, with the first section consisting of introductory approaches; in the second section, we discuss the literature review; in the third section, we share the data and discussions regarding the results produced around the analysis of the document “Curriculum of Piauí: a milestone for the education of our state”; the fourth section exposes the process of identifying and questioning the place or non-place of traditional knowledge in the Elementary School Curriculum (final years) in Piauí, concerning the curricular component of Sciences; in the fifth section, there is an analysis of colonial legacies and an indication of possible decolonial gaps based on the Elementary School Curriculum (final years) in Piauí, concerning the curricular component of Science; and in the sixth section we present an overview of the analyzes showing that the theoretical-methodological assumptions indicate a worrying panorama, due to the evidence of the predominance of contradictions of the philosophy proposed in the document in relation to the materialization of the Science curriculum organizer, a fact that highlights the tricks the document's democratizing veneer; the identification of the non-place of traditional knowledge, aligned with the robustness of the ten colonial legacies, and the proposition of ten decolonial gaps (critical intercultural) for the Curriculum Proposal for Elementary Education (final years) of Piauí (2020), specifically for the teaching of sciences. The analysis carried out pointed to the continuity of the colonizing project in the state of Piauí, materialized in the identified colonial legacies, impelling us to reflect on the need to propose decolonial gaps as strategies for epistemic insurgencies.
Esta investigación tiene como objetivo comprender los legados coloniales y proponer posibles brechas descoloniales, a partir de la propuesta curricular de la Escuela Primaria (últimos años) de Piauí (2020), para la enseñanza de las ciencias. Objetivo que surge de nuestra preocupación por un horizonte posible para la elaboración de propuestas curriculares sensibles a la diversidad de saberes en un país de dimensiones continentales como Brasil. El tema que nos proponemos investigar implica mirar un escenario espinoso y de intensas disputas, pero consideramos que proponer discusiones que despierten a la elaboración de currículos menos opresivos y contemplen diálogos interculturales entre los saberes construidos a lo largo de nuestras existencias, como pueblo, que ha existido y ( re )existido en las prácticas coloniales epistémicas a lo largo de la historia, es una tarea constante. Así, articulamos los siguientes objetivos específicos: a) Evidenciar los supuestos teóricos metodológicos para la enseñanza de las ciencias, adoptados en el Currículo de la Escuela Primaria (últimos años) de Piauí; b) Identificar y cuestionar el lugar o no lugar de los conocimientos tradicionales en el Currículo de la Escuela Primaria (últimos años) de Piauí, en lo que respecta al componente curricular de Ciencias; c) Analizar los legados coloniales y proponer posibles brechas descoloniales (interculturales críticas), a partir del Currículo de la Escuela Primaria (últimos años) de Piauí, en lo que respecta al componente curricular de Ciencias. Para ello, proponemos realizar una investigación cualitativa de tipo documental, donde diseñamos, a modo de itinerario metodológico, una propuesta de análisis y reflexión, sobre el documento titulado “Currículum de Piauí: un hito para la educación de nuestro estado”. , publicado en 2020, anclado en los supuestos teóricometodológicos del Análisis del Discurso de Orlandi. El texto está organizado en 06 secciones, consistiendo la primera sección en planteamientos introductorios; en la segunda sección discutimos la revisión de la literatura; en la tercera sección, compartimos los datos y discusiones sobre los resultados producidos en torno al análisis del documento “Currículum de Piauí: un hito para la educación de nuestro estado”; la cuarta sección expone el proceso de identificación y cuestionamiento del lugar o no lugar de los saberes tradicionales en el Currículo de la Escuela Primaria (últimos años) de Piauí, en lo que respecta al componente curricular de Ciencias; en la quinta sección, se analizan los legados coloniales y se señalan posibles vacíos descoloniales a partir del Currículo de la Escuela Primaria (últimos años) de Piauí, en lo que respecta al componente curricular de Ciencias; y en la sexta sección presentamos un panorama de los análisis que muestran que los supuestos teórico-metodológicos indican un panorama preocupante, debido a la evidencia del predominio de contradicciones de la filosofía propuesta en el documento en relación con la materialización del organizador curricular de Ciencias. , hecho que pone de relieve los trucos del barniz democratizador del documento; la identificación del no lugar de los saberes tradicionales, alineados con la solidez de los diez legados coloniales, y la propuesta de diez brechas decoloniales (interculturales críticas) para la Propuesta Curricular para la Educación Primaria (últimos años) de Piauí (2020), específicamente para la enseñanza de las ciencias. El análisis realizado señaló la continuidad del proyecto colonizador en el estado de Piauí, materializado en los legados coloniales identificados, impulsándonos a reflexionar sobre la necesidad de proponer brechas descoloniales como estrategias de insurgencias epistémicas.
Keywords: Ensino de educação
Ensino de ciências
Currículos
Piauí
Ensino fundamental
Educação
Estudos interculturais
Currículo do Piauí
Interculturalidade
Education
Curriculum of Piauí
Science teaching
Interculturality
Educación
Plan de estudios de Piauí
Enseñanza de las ciencias
Interculturalidad
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Citation: OLIVEIRA, Dagmar Braga de. Ensino de ciências no currículo do Piauí (2020) : legados coloniais e possíveis brechas decoloniais (interculturais críticas). 2023. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18298
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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