Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18308
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Yara Deyse Santos Amaral-
dc.date.accessioned2023-09-13T11:15:52Z-
dc.date.available2023-09-13T11:15:52Z-
dc.date.issued2023-05-15-
dc.identifier.citationSILVA, Yara Deyse Santos Amaral. Letramento digital na educação infantil : uma pesquisa exploratória nas bibliotecas escolares da rede particular de Aracaju em Sergipe. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18308-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Work presents the research developed under the theme Digital Literacy in Elementary School I, carried out in school libraries of the private network of Aracaju in Sergipe, through interviews with librarians of these institutions. The susodict aimed to verify activities that foster this theme with practices in classes of elementary school I, as well as plan actions for this purpose. As measures to achieve the general objective, we present specific interventions, such as the identification and analysis of the services offered by these professionals and suggestions for activities that converge with the practices of Digital Literacy. The monograph was analyzed by the inductive method, with applied purpose and exploratory nature. To obtain the information, we used the bibliographic research, for data collection, intensive direct observation, subdivided into observation techniques and interviews, with the 9 school libraries, these were carried out during the month of March, starting on the 8th and ending on the 29th, each lasted on average 40 minutes. The research has an approach according to the nature of the data, of qualitative order. It is concluded that the promotion of Digital Literacy occurs infrequently and with low emphasis, because of the lack of TIC resources available in the sector itself and the absence of a continuing education focused on digital technologies by librarians. These results impact on the need for school libraries to be seen as a laboratory of learning and its benefits for the life and training of its students.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectBiblioteca escolar (Aracaju, SE)por
dc.subjectLetramento digitalpor
dc.subjectBibliotecáriopor
dc.subjectEnsino fundamental Ipor
dc.subjectDocumentaçãopor
dc.subjectSchool libraryeng
dc.subjectDigital literacyeng
dc.subjectLibrarianeng
dc.subjectElementary school Ieng
dc.titleLetramento digital na educação infantil : uma pesquisa exploratória nas bibliotecas escolares da rede particular de Aracaju em Sergipept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Fialho, Janaina-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a pesquisa desenvolvida sob o tema Letramento Digital no Ensino Fundamental I, realizado em bibliotecas escolares da rede particular de Aracaju em Sergipe, por intermédio de entrevistas com bibliotecárias destas instituições. A susodita objetivou verificar atividades que fomentem essa temática com práticas em turmas do Ensino Fundamental I, bem como planejar ações para esse fim. Como medidas para alcançar o objetivo geral, apresentamos intervenções específicas, como a identificação e analise dos serviços oferecidos por esses profissionais e sugestões de atividades que convergem com ás práticas do Letramento Digital. A monografia foi analisada pelo método indutivo, com finalidade aplicada e de natureza exploratória. Para obtenção das informações, utilizou- se a pesquisa bibliográfica, para a coleta de dados, a observação direta intensiva, subdivididas em técnicas de observação e entrevistas, com as nove bibliotecas escolares, estas foram realizadas durante o mês de março, tendo início no dia 08 e encerradas no dia 29, cada uma durou em média 40 minutos. A pesquisa possui abordagem de acordo com a natureza dos dados, de ordem qualitativa. Conclui-se que o fomento ao Letramento Digital ocorre com pouca frequência e com baixa ênfase, por causa da falta de recursos de TIC disponíveis no próprio setor e pela ausência de uma formação continuada voltada para tecnologias digitais por parte das bibliotecárias. Tais resultados impactam na necessiade das bibliotecas escolares serem vistas como laboratório de aprendizagens e seus benefícios para a vida e a formação de seus alunos.pt_BR
dc.publisher.departmentDCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Yara_Deyse_Santos_Amaral_Silva.pdf4,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.