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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Preservação, sentidos e usos da memória e história. O patrimônio histórico-escolar em cena no Colégio de Aplicação da UFS (2000-2022)
Autor(es): Vieira, Paulo Mateus Silva
Data do documento: 31-Jul-2023
Orientador: Conceição, Joaquim Tavares da
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar as ações de preservação e/ou difusão da memória institucional e/ou do patrimônio histórico-escolar em colégios de aplicação, tomando como objeto de análise específico o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. Foram definidos os seguintes objetivos específicos: identificar as ações disponíveis nos espaços digitais que tratam da memória institucional e sua relação com a preservação e/ou difusão do patrimônio histórico-escolar em colégios de aplicação; analisar as ações preservacionistas realizadas no Colégio de Aplicação da UFS; caracterizar as ações de difusão do patrimônio histórico-escolar salvaguardado no Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação da UFS – CEMDAP; analisar contribuições das ações de preservação realizadas no CEMDAP para a escrita da História da Educação. O marco temporal desta pesquisa é demarcado pelas duas primeiras décadas do século XXI, iniciando nos anos 2000 – período de maior produção e veiculação dos aspectos abordados no estudo, finalizando em 2022, ano em que foram concluídas as últimas observações no âmbito digital a respeito das ações de preservação e difusão nos colégios de aplicação. A pesquisa dialoga com referências relacionadas com a história de colégios de aplicação e com discussões advindas da História da Educação, relacionadas com a temática do patrimônio histórico-educacional. O ponto de partida foi o levantamento de todos os colégios de aplicação existentes nas universidades federais brasileiras e de trabalhos acadêmicos relacionados com a história e/ou a preservação do patrimônio histórico-escolar, nessas instituições, seguida do levantamento, em espaços ou acervos digitais, por fontes referentes às possíveis ações de preservação e/ou difusão da memória institucional e do patrimônio histórico-escolar em colégios de aplicação, buscando evidenciar um panorama dessa questão nos estabelecimentos escolares citados. Outra etapa buscou verificar e discutir as questões levantadas, tomando como caso específico as ações no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados apontam para o desenvolvimento de ações de preservação e difusão da memória institucional em colégios de aplicação e sua exploração em ações de pesquisa, ensino e extensão. Embora ocorram ações vinculadas às discussões no âmbito da noção de patrimônio histórico-escolar, a maior parte dos resultados levantados apontam para a inexistência dessa associação. Quanto ao estudo da questão, nos limites das ações do Colégio de Aplicação da UFS, elas revelaram o desenvolvimento de ações no espaço escolar, por meio do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória, de ações de preservação e difusão do patrimônio histórico-escolar associadas com atividades pedagógicas e o incremento de pesquisas historiográficas.
Abstract: This study aims to investigate preservation and/or dissemination initiatives of institutional memory and/or school-historical heritage in laboratory schools, taking the Laboratory School of the Federal University of Sergipe (UFS) as the object of analysis. Considering that, the following specific objectives were defined: to identify efforts available in digital spaces that deal with institutional memory and its relationship with the preservation and/or dissemination of historical-school heritage in laboratory schools; to analyze the preservationist actions implemented in the Laboratory School of UFS; to characterize the initiatives of diffusion of the historical-school patrimony safeguarded in the Center of Research, Documentation and Memory (CEMDAP) of the Laboratory School of UFS; to analyze the contribution of preservation undertakings from CEMDAP to the History of Education. The time frame of this study refers to the first two decades of the 21st century, starting in the 2000s – period with greater production and dissemination of the aspects addressed in the study – and ending in 2022 – final year of data collection, carried out specifically through the observation of preservation and dissemination projects in laboratory schools published online. This investigation establishes dialogues with references concerned with the history of laboratory schools and with discussions on historical-educational heritage within the History of Education. The methodological procedures started with a survey of: a) all existing laboratory schools in Brazilian federal universities; and b) academic works related to the history and/or preservation of historical-school heritage in these institutions. The next step was to find, in digital spaces or collections, sources that gestured towards possible efforts to preserve and/or diffuse the institutional memory and the school-historical heritage in laboratory schools. The aim underlying this process was to construct a panorama of such activities undertaken in the aforementioned institutions. Moreover, the Laboratory School of UFS was taken as a specific case, so its initiatives were verified and discussed. The results point to actions for the preservation and dissemination of the institutional memory in laboratory schools, as well as to its exploration in research, teaching, and university outreach experiences. Although some efforts are linked to discussions on the notion of school-historical heritage, most of the results show the absence of this association. Finally, regarding the Laboratory School of UFS, the investigation revealed the development of projects via the Center for Research, Documentation and Memory concerned with the preservation and dissemination of the school-historical heritage and connected to pedagogical activities and to the increase in historiographical research.
Palavras-chave: História da educação
Educação em Sergipe
Preservação de documentos arquivísticos
Colégio de Aplicação da UFS (CODAP)
Universidade Federal de Sergipe
Centro de memória
Patrimônio histórico-escolar
Preservação documental
Memory center
Laboratory school
History of education
Historical-school heritage
Document preservation
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: VIEIRA, Paulo Mateus Silva. Preservação, sentidos e usos da memória e história. O patrimônio histórico-escolar em cena no Colégio de Aplicação da UFS (2000-2022). 2023. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18313
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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