Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18352
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeles, Gildete Cecília Neri Santos-
dc.date.accessioned2023-09-21T21:31:33Z-
dc.date.available2023-09-21T21:31:33Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.citationTELES, Gildete Cecília Neri Santos. As identidades do professor de inglês no ensino médio integral em escolas públicas do estado de Sergipe em tempos neoliberais. 2023. 252 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18352-
dc.description.abstractThis research was developed from 2019 to 2022 and sought to investigate which identities are expected, built and negotiated by the English teacher inserted in public full-time High School education (EMI) in Sergipe in neoliberal times, considering the over-responsibility of the individual and the competitiveness as essential elements of contexts guided by neoliberalism (LAVAL, 2019) and recognizing the processes that favor the perpetration of the private sector over public education, in a decentralization that makes room for its privatization at different levels and forms. In this way, theoretical contributions were needed that went beyond Applied Linguistics (ZACCHI, 2016) – the field in which I am inserted – to sociopolitically support historical issues raised during the text, such as full-time education and neoliberalism. Through a qualitative research, which uses the EMI implementation and maintenance documents in Sergipe (SERGIPE, 2016a; SERGIPE, 2016b; SERGIPE, 2016c; SERGIPE, 2016d; SERGIPE, 2016e; SERGIPE, 2021), a questionnaire and semi-structured interviews with teachers of English in practice in the pedagogical model in question gathered in a focus group for narrative analysis and data triangulation. So, I sought to recognize characteristics of the neoliberal agenda in legislation and in my act of narrating myself and the act of the participants narrating themselves with the aim of bringing new modes of subjectivation to the fore by the conditions of possibility (FOUCAULT, 2013a) not only of the modus operandi, but also of resistance in a Minor Education (GALLO, 2002) that opens space for exchange between teachers and researchers, justifying the relevance of this study.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectProfessores de ensino médiopor
dc.subjectProfessores de inglêspor
dc.subjectEscolas públicaspor
dc.subjectSergipepor
dc.subjectIdentidadespor
dc.subjectEnsino médio integralpor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subjectIdentitieseng
dc.subjectFull-time high school educationeng
dc.subjectEnglish teachereng
dc.subjectNeoliberalismeng
dc.titleAs identidades do professor de inglês no ensino médio integral em escolas públicas do estado de Sergipe em tempos neoliberaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Zacchi, Vanderlei José-
dc.description.resumoEssa pesquisa foi desenvolvida no período de 2019 a 2022 e buscou investigar quais identidades são esperadas, construídas e negociadas pelo professor de inglês inserido no Ensino Médio Integral (EMI) da rede pública estadual em Sergipe em tempos neoliberais, considerando a superresponsabilização do indivíduo e a competitividade como elementos essenciais de contextos guiados pelo neoliberalismo (LAVAL, 2019) e reconhecendo os processos que favorecem a perpetração do setor privado sobre a educação pública, em uma descentralização que abre espaço para sua privatização em diferentes níveis e formas. Desse modo, foram necessários aportes teóricos que excediam a Linguística Aplicada (ZACCHI, 2016) – campo em que estou inserida – para fundamentar sociopoliticamente questões históricas levantadas durante o texto, como o ensino integral e o neoliberalismo. Por meio de uma pesquisa qualitativa, que utiliza os documentos de implantação e manutenção do EMI em Sergipe (SERGIPE, 2016a; SERGIPE, 2016b; SERGIPE, 2016c; SERGIPE, 2016d; SERGIPE, 2016e; SERGIPE, 2021), questionário e entrevistas semi-estruturadas com professores de inglês em exercício no modelo pedagógico em questão reunidos em um grupo focal para análise de narrativas e triangulação de dados. Assim, busquei reconhecer características da agenda neoliberal na legislação e no meu ato de narrar-me e no dos docentes participantes com o intuito de novos modos de subjetivação serem trazidos à baila pelas condições de possibilidade (FOUCAULT, 2013a) não apenas do modus operandi, mas de resistência em uma Educação Menor (GALLO, 2002) que abre espaço para intercâmbio entre professores e pesquisadores, justificando a relevância desse estudo.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GILDETE_CECILIA_NERI_SANTOS_TELES.pdf2,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.