Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18358
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Letícia-
dc.date.accessioned2023-09-22T19:28:50Z-
dc.date.available2023-09-22T19:28:50Z-
dc.date.issued2023-02-23-
dc.identifier.citationSANTOS, Letícia. Argumentos coringas e a influência na autoria de textos dissertativos-argumentativos : análise de redações do site Brasil Escola. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18358-
dc.description.abstractThis project proposes to analyze if the manuals that are sold by youtubers on social media and that present ready-made models of argumentation – the wildcard arguments – have impaired the authorship of possible preparatory students present on the Brasil Escola platform. This study is justified by the concern for the use of these wildcard arguments that, from our perspective, can interfere in students' authorship and arguments. The hypothesis of this work is that students use wildcard arguments in essays today because they are influenced by these explanations available on the internet, as they are digital natives and, consequently, master this more autonomous learning. To carry out this project, we take discussions related to argumentation, media influence, and autorship notion, and we refer to authors such as Perelman and Olbrechts-Tyeca (2005), Possenti (2002), Bakhtin (2003), among others, for the analysis. The results indicate that there is a connection between the arguments present in these manuals and the ones effectively used in the argumentative essays analyzed, and that this may undermine the preparatory students’ authorship.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectCrítica textualpor
dc.subjectAutoriapor
dc.subjectManuais de estilopor
dc.subjectTexto dissertativo-argumentativopor
dc.subjectTécnicas argumentativaspor
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Enem)por
dc.subjectArgumentos coringaspor
dc.subjectArgumentative essayeng
dc.subjectArgumentative techniqueseng
dc.titleArgumentos coringas e a influência na autoria de textos dissertativos-argumentativos : análise de redações do site Brasil Escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mariano, Marcia Regina Curado Pereira-
dc.description.resumoEsta dissertação propõe analisar se dois manuais comercializados por youtuber’s em redes sociais, e que apresentam modelos prontos de argumentação – os argumentos coringas -, comprometem a autoria de textos dissertativos-argumentativos de possíveis pré-vestibulandos, presentes na plataforma Brasil Escola. A pesquisa justifica-se pela preocupação com o uso desses argumentos coringas que, na nossa perspectiva, podem interferir na autoria e na argumentação dos alunos. A hipótese deste trabalho sugere que os autores de redação, hoje, utilizam argumentos coringas em redações porque são influenciados por essas explicações vindas da internet, já que são nativos digitais e, por isso, se apropriam desse aprendizado mais autônomo. Para sua realização, discutimos teorias relacionadas à argumentação, à influência midiática e à noção de autoria, e utilizamos, para a análise, os estudos de autores como Perelman e Olbrechts-Tyeca (2005), Possenti (2002), Bakhtin (2003), dentre outros. Os resultados apontam que há uma similaridade entre os argumentos apresentados nesses manuais e os utilizados efetivamente nos textos dissertativos-argumentativos analisados, e que isso pode comprometer a autoria da redação.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LETICIA_SANTOS.pdf3,74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.