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Tipo de Documento: Monografia
Título: A interiorização da formação presencial de professores de física : um estudo de caso no estado de Sergipe
Autor(es): Santos, Natanael Barreto
Data do documento: 11-Ago-2023
Orientador: Araujo, Renato Santos
Resumo: A carência de professores na educação básica, principalmente nas ciências exatas, é um problema persistente que afeta a educação brasileira desde o século passado. No início do século XXI, o governo federal desenvolveu políticas públicas para aumentar as vagas nos cursos de licenciatura, buscando lidar com essa realidade. Essas medidas resultaram na criação de novos campi no interior do país. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar quantitativamente o processo de interiorização da formação de professores de física, tomando como estudo de caso a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Metodologicamente, esta pesquisa é do tipo descritiva com uma abordagem quantitativa. Os dados utilizados foram extraídos do Anuário Estatístico da Universidade Federal de Sergipe e analisados por meio de estatística descritiva. Nosresultados encontrados, destaca-se o aumento de candidatos em 2014, evidenciando a importância de um processo seletivo gratuito para a ampliação do acesso ao ensino superior, o número reduzido de vagas ociosas em comparação com outras Universidades do Brasil, o percentual de não concluintes elevado e um aumento de concluintes, proporcional ao aumento de vagas. As considerações finais abordam a viabilidade do modelo multicampi, que em 2021 observa-se a presença da UFS em todas as regiões sergipanas. No entanto, essas conquistas não foram suficientes para superar os desafios intrínsecos da formação de professores de física. Sobre às questões de gênero e equidade, os dados revelam que o curso de licenciatura em física é um dos poucos que os homens são maioria, contudo eles apresentaram maiores dificuldades para concluí-lo.
Abstract: The lack of teachers in basic education, especially in the exact sciences, is a persistent problem that has affected Brazilian education since the last century. At the beginning of the 21st century, the federal government implemented public policies to expand vacancies in undergraduate courses, seeking to deal with this reality. These measures resulted in the creation of new campuses in the interior of the country. In this context, the objective of this research was to quantitatively analyze the process of interiorization of the training of physics teachers, taking the Federal University of Sergipe (UFS) as a case study. Methodologically, this research is descriptive with a quantitative approach. The data used were extracted from the Statistical Yearbook of the Federal University of Sergipe and analyzed using descriptive statistics. In the results found, the increase in candidates in 2014 stands out, highlighting the importance of a free selection process for expanding access to higher education, the reduced number of vacant vacancies compared to other Universities in Brazil, the high percentage of non-concluding graduates and an increase in graduates, proportional to the increase in vacancies. The final considerations address the viability of the multicampi model, which in 2021 will see the presence of UFS in all regions of Sergipe. However, these achievements were not enough to overcome the intrinsic challenges of training physics teachers. On issues of gender and equity, the data reveal that the degree course in physics is one of the few that men are the majority, however they had greater difficulties to complete it.
Palavras-chave: Formação de professores
Políticas públicas
Igualdade de gênero
Teacher training
Public policy
Gender equality
área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DFCI - Departamento de Física – Física – Itabaiana - Presencial
Citação: ARAUJO. Renato Santos. A interiorização da formação presencial de professores de física : um estudo de caso no estado de Sergipe. Itabaiana, 2023. Monografia (Graduação em Física) - Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18362
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