Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18368
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Uma leitura do mítico-simbólico feminino na tessitura do imaginário paimiano em A casa da coruja verde, de Alina Paim |
Autor(es): | Parente, Monique Martins |
Data do documento: | 27-Abr-2023 |
Orientador: | Cardoso, Ana Maria Leal |
Resumo: | Esta pesquisa se propõe a identificar a representação mítico-simbólica do feminino em A Casa da Coruja Verde, de Alina Paim, obra republicada em 2019 mantendo as características originais da publicação de 1962. A narrativa acompanha a jornada de Catita, menina residente no espaço interiorano brasileiro, e sua busca por conhecimentos e instrução formal ante espaços sociais característicos do sistema capitalista. Sob esse prisma, questionam-se quais são as possíveis significações dos elementos mitológicos e simbólicos invocados pela obra para representar o feminino em Catita, tendo em vista o diálogo com o horizonte de leitores da literatura infanto-juvenil. Estabelece-se como ponto de partida, então, investigar os referentes mítico-simbólicos no corpus que compõem a representação paimiana do feminino face à sociedade capitalista, enquanto elementos constitutivos da narrativa. Nesse processo, se dará a mitoanálise dos mitos comungados pela sociedade greco-romana e de representações simbólicas observadas no estudo dos arquétipos do feminino. Pretende-se, assim, relacionar as manifestações mítico-simbólicas e arquetípicas como um apelo ao maravilhoso que busca o envolvimento na literatura infanto-juvenil frente a questões sociais. A pesquisa considerará os mecanismos sociais preponderantes por meio dos quais ocorre o cerceamento intelectual e laboral do feminino, de modo a refletir a literatura paimiana em sua resistência à desigualdade de gêneros. Com isso, toma-se a hipótese da jornada mítica heroica, sendo Catita entendida enquanto personificação do feminino brasileiro em busca de autonomia, como recurso para discutir o acesso feminino à educação e à compreensão dos engendramentos sociais que circundam o trabalho. Para tanto, será conduzida uma investigação qualitativa, partindo da pesquisa exploratória e biobibliográfica, cuja base teórico-metodológica se estruturará tomando como norte a abordagem do mito e do feminino nos estudos de Joseph Campbell (2013), Eleazar Mielietinski (1987), Clarissa Pinkola Estés (2018), entre outros; bem como as concepções de infância e de literatura infanto-juvenil segundo Nelly Novaes Coelho (2012), Regina Zilberman (2005) e Philippe Ariès (1986). Ademais, são eixos para a formulação dos problemas e hipóteses nesta dissertação a abordagem sócio-histórica do feminino proposta por Heleieth Saffioti (2013) e Michelle Perrot (2008). |
Abstract: | This research aims to identify the mythical-symbolic representation of the feminine in A Casa da Coruja Verde, by Alina Paim, a work republished in 2019, maintaining the original characteristics of the 1962 publication. Brazilians, and their search for knowledge and formal education in the face of social spaces characteristic of the capitalist system. From this point of view, the possible meanings of the mythological and symbolic elements invoked by the work to represent the feminine in Catita are questioned, considering the dialogue with the horizon of readers of children's literature. It is established as a starting point, then, to investigate the mythical-symbolic referents in the corpus that make up Paim's representation of the feminine in the face of capitalist society, as constitutive elements of the narrative. In this process, there will be a mythoanalysis of the myths shared by Greco-Roman society and of symbolic representations observed in the study of the feminine archetypes. It is intended, therefore, to relate the mythical-symbolic and archetypal manifestations as an appeal to the wonderful that seeks involvement in children's and youth literature in the face of social issues. The research will consider the preponderant social mechanisms through which the intellectual and labor restriction of the female occurs, in order to reflect Paim's literature in its resistance to gender inequality. With this, the hypothesis of the mythical heroic journey is taken, with Catita understood as the personification of the brazilian feminine in search of autonomy, as a resource to discuss women's access to education and understanding of the social engenderings that surround work. To this end, a qualitative investigation will be conducted, starting from exploratory and biobibliographical research, whose theoretical-methodological basis will be structured taking as a guide the approach to myth and the feminine in the studies of Joseph Campbell (2013), Eleazar Mielietinski (1987), Clarissa Pinkola Estés (2018), among others; as well as the conceptions of childhood and children's literature according to Nelly Novaes Coelho (2012), Regina Zilberman (2005) and Philippe Ariès (1986). Furthermore, the socio-historical approach to the feminine proposed by Heleieth Saffioti (2013) and Michelle Perrot (2008) is axes for formulating the problems and hypotheses in this dissertation. |
Palavras-chave: | Literatura Mito Feminino Alina Paim Literature Myth Feminine A casa da coruja verde (conto) |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Letras |
Citação: | PARENTE, Monique Martins. Uma leitura do mítico-simbólico feminino na tessitura do imaginário paimiano em A casa da coruja verde, de Alina Paim. 2023. 98 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18368 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONIQUE_MARTINS_PARENTE.pdf | 872,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.