Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18372
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaia, Yann Dias da Silva-
dc.date.accessioned2023-09-22T23:43:53Z-
dc.date.available2023-09-22T23:43:53Z-
dc.date.issued2023-07-26-
dc.identifier.citationMAIA, Yann Dias da Silva. A obra Kafkiana em Resident Evil: Revelations 2: leitura, imersão e interatividade através dos games. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18372-
dc.description.abstractThe present work investigates and analyzes the electronic game Resident Evil: Revelations 2 (2015) and its relationships with the work and life of the writer Franz Kafka. For this, we verified the points of convergence between the game and the literature of the aforementioned writer, highlighting the visual and textual elements that make up these relationships and that contribute to the construction of a new narrative that resignifies the literary canon in the digital-electronic support. At first, we discuss the remediation properties of games (BOLTER & GRUSIN, 2000), as well as the particularities of the Kafkaesque narrative (BLANCHOT, 2011). Then, we draw a dialogue with the theory of adaptation (HUTCHEON, 2011) and with the foundations of intersemiosis (PLAZA, 2013), as we consider that it is essential to establish an analytical awareness that satisfactorily supports the nature of videogames as an essentially multimodal and interactive art form. Thus, we propose a thematic analysis of the adaptation, taking into account narratological elements of the game, such as space, time, plot and characters, with a strong emphasis on the books “In the penal colony”, “Contemplation”, “The Judgment” and “The Metamorphosis”. Finally, we argue about the influences of the digital-electronic support for the formation of new categories of reading, as well as about the postures of the readers/players, which give a new meaning to the literary canon in post-modernity.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectJogos de fantasiapor
dc.subjectVideogamespor
dc.subjectFranz Kafkapor
dc.subjectResident Evilpor
dc.subjectAdaptaçãopor
dc.subjectAdaptationeng
dc.subjectReadingeng
dc.titleA obra Kafkiana em Resident Evil: Revelations 2: leitura, imersão e interatividade através dos gamespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Fernando de-
dc.description.resumoO presente trabalho busca investigar e analisar o jogo eletrônico Resident Evil: Revelations 2 (2015) e as suas relações com a obra e a vida do escritor Franz Kafka. Para isso, verificamos os pontos de convergência entre o game e a literatura do escritor supracitado, evidenciando os elementos visuais e textuais que compõem essas relações e que contribuem para a construção de uma nova narrativa que ressignifica o cânone literário no suporte digital-eletrônico. Em um primeiro momento, discutimos as propriedades de remidiação dos games (BOLTER & GRUSIN, 2000), bem como as particularidades da narrativa kafkiana (BLANCHOT, 2011). Em seguida, traçamos um diálogo com a teoria da adaptação (HUTCHEON, 2011) e com os fundamentos da intersemiose (PLAZA, 2013), pois consideramos imprescindível estabelecer uma consciência analítica que suporte satisfatoriamente a natureza do videogame como uma forma de arte essencialmente multimodal e interativa. Destarte, propomos uma análise temática da adaptação, levando em consideração elementos narratológicos do game, tais como espaço, tempo, enredo e personagens, com forte ênfase nas obras “Na Colônia Penal”, “Contemplação”, “O Veredicto” e “A Metamorfose”. Por fim, argumentamos sobre as influências do suporte digitaleletrônico para a formação de novas categorias de leitura, bem como sobre as posturas dos leitores/jogadores, que ressignificam o cânone literário na pósmodernidade.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YANN_DIAS_SILVA_MAIA.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.