Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18383
Tipo de Documento: Monografia
Título : Conhecimento das cuidadoras de creche sobre a prevenção de doenças prevalentes na infância
Autor : Lima, Alexandra Giovanna Aragão
Fecha de publicación : 2018
Director(a): Andrade, Aglaé da Silva Araújo
Resumen: Objetivo: verificar o conhecimento das cuidadoras de creche sobre a prevenção das doenças prevalentes na infância. Metodologia: Trata- se de um estudo qualitativo, descritivo e prospectivo realizado com cuidadoras de creches do município de Aracaju- SE. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários analisados pelo método de Bardin, resultando na categorização de três temas: a) O conceito de creche para o cuidador; b) Doenças prevalentes na infância e seus fatores de riscos; c) Prevenção das doenças prevalentes e promoção de saúde na visão do cuidador. Resultados: evidenciou- se que os participantes dessa pesquisa possuem uma deficiência no conhecimento das formas de prevenção das doenças prevalentes na infância. Conclusão: desta forma se faz necessária a presença de profissionais de saúde que atuem na capacitação desses cuidadores sobre prevenção de agravos e promoção de saúde.
Resumen : Objective: to evaluate the knowledge of diseases prevalent in childhood. Methodology: This is a qualitative, descriptive and prospective study carried out with caregivers of day care 6 centers in the city of Aracaju-SE. Data collection was performed through questionnaires analyzed by the Bardin method, resulting in the categorization of three topics: a) The concept of day care for the caregiver; b) Prevalent diseases in childhood and its risk factors; c) Prevention of prevalent diseases and health promotion in the caregiver's view. Results: it was evidenced that they are not known of the forms of prevention of diseases prevalent in childhood. Conclusion: in this way it's necessary the presence of health professional who act in the capacity building of health care for the prevention of diseases and health promotion.
Objetivo: evaluar el conocimiento de las cuidadoras de guardería sobre la prevención de las enfermedades prevalentes en la infancia. Metodología: Se trata de un estudio cualitativo, descriptivo y prospectivo realizado con cuidadoras de guarderías del municipio de Aracaju. La recolección de datos fue realizada por medio de cuestionarios analizados por el método de Bardin, resultando en la categorización de tres temas: a) El concepto de guardería para el cuidador; b) Las enfermedades prevalentes en la infancia y sus factores de riesgo; c) Prevención de las enfermedades prevalentes y promoción de la salud en la visión del cuidador. Resultados: se evidenció que los participantes de esta investigación poseen una deficiencia en el conocimiento de las formas de prevención de las enfermedades prevalentes en la infancia. Conclusión: de esta forma se hace necesaria la presencia de profesionales de salud que actúen en la capacitación de esos cuidadores sobre prevención de agravios y promoción de salud.
Palabras clave : Creche
Cuidado da criança
Conhecimento
Cuidadores
Prevenção de doenças
Childcare
Knowledge
Caregivers
Prevention of diseases
Guardería
Cuidado del niño
Conocimiento
Cuidadores
Prevención de enfermedades
Área CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DEN - Departamento de Enfermagem – Aracaju - Presencial
Citación : LIMA, Alexandra Giovanna Aragão. Conhecimento das cuidadoras de creche sobre a prevenção de doenças prevalentes na infância. 2018. 21f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2018.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18383
Aparece en las colecciones: Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Alexandra_Lima.pdf229,91 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.