Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18390
Tipo de Documento: | Tese |
Título: | Territórios do samba e relações intergeracionais: estilo de vida, sociabilidades e economia socioafetiva |
Autor(es): | Almeida Neto, Mateus Antonio de |
Data do documento: | 28-Fev-2023 |
Orientador: | Marcon, Frank Nilton |
Resumo: | O objetivo central desta Tese é propor uma leitura das juventudes, dos estilos de vida e das sociabilidades a partir de um viés das relações intergeracionais, por meio da prática de escutar, tocar, produzir, reproduzir, consumir, circular, trocar e vivenciar o samba pela cidade de Aracaju, Sergipe, no Brasil, como uma prática de sociabilidade, de identidade e de economia ligada às memórias sonoras de repertórios musicais da diáspora africana, que se configuram também como uma prática de territorialização. Parto da ideia de que uma parte das juventudes de gerações diacrônicas do mundo globalizado, de contextos de bairros periféricos, com características marcadamente étnico-raciais e afrodescendentes, constroem carreiras musicais em prol de suas autonomias, como uma cultura da resistência e da existência social. São formas de agenciamentos que perpassam as sociabilidades, já que o conhecimento sobre determinados saberes é transmitido de geração a geração, tal qual como o lazer, a criatividade e a estetização frente às condições de precariedade experimentadas historicamente. A metodologia utilizada é a do trabalho de campo, a partir da observação direta e participativa. Também utilizei entrevistas, conversas informais, questionários e o acesso às redes sociais oficiais dos protagonistas do “samba local”, como um recurso a fim de me auxiliar no entendimento. Entre os resultados, foi possível observar que o gosto pelo gênero samba é processado e ressignificado de modo intergeracional, principalmente, através das trocas sociais e culturais entre as juventudes de territórios periféricos, com características marcadamente étnico-raciais e afrodescendentes como um estilo de vida. Além disso, a musicalidade do samba é acionada por meio da criatividade, da estetização e das relações de sociabilidades como alternativa de empregabilidade. Ou seja, o processo de autonomia frente à precarização das relações de trabalho, é algo que também implica a partilha de trajetórias musicais relacionais, díspares, cambiantes e híbridas entre distintas gerações. |
Abstract: | The central objective of this Thesis is to propose a reading of youth, lifestyles and
sociabilities from a bias of intergenerational relations, through the practice of listening,
playing, producing, reproducing, consuming, circulating, exchanging and experiencing samba
through the city of Aracaju, Sergipe, Brazil, as a practice of sociability, identity and economy
linked to the sound memories of musical repertoires of the African diaspora, which are also
configured as a practice of territorialization. I start from the idea that a part of the youth of
diachronic generations of the globalized world, from contexts of peripheral neighborhoods,
with markedly ethnic-racial and afro-descendant characteristics, build musical careers in favor
of their autonomies, as a culture of resistance and social existence. These are forms of
assemblages that permeate sociabilities, since knowledge about certain knowledge is
transmitted from generation to generation, just like leisure, creativity and aestheticization in
the face of precarious conditions historically experienced. The methodology used is that of
field work, based on direct and participatory observation. I also use interviews, informal
conversations, obedience and access to the official social networks of the “local samba”
protagonists, as a resource to help me understand. Among the results, it was possible to
observe that the taste for the samba genre is processed and re-signified in an intergenerational
way, mainly through social and cultural exchanges between youths from peripheral territories,
with markedly ethnic-racial and afro-descendant characteristics as a lifestyle. In addition, the
musicality of samba is activated through creativity, aestheticization and sociability relations
as an alternative for employability. That is, the process of autonomy in the face of the
precariousness of work relationships is something that also implies the sharing of relational,
disparate, changing and hybrid musical trajectories between different generations.____________________________________________________________________ L'objectif central de cette Thèse est de proposer une lecture de la jeunesse, des modes de vie et des sociabilités à partir d'un parti pris des relations intergénérationnelles, à travers la pratique de l'écoute, du jeu, de la production, de la reproduction, de la consommation, de la circulation, de l'échange et de l'expérience de la samba à travers la ville d'Aracaju, Sergipe, Brésil, comme une pratique de sociabilité, d'identité et d'économie connectée aux mémoires sonores des répertoires musicaux de la diaspora africaine, qui se configurent aussi comme pratique de territorialisation. Je pars de l'idée qu'une partie de la jeunesse des générations diachroniques du monde globalisé, issue de contextes de quartiers périphériques, aux caractéristiques nettement ethnico-raciales et afro-descendantes, construit des carrières musicales au profit de ses autonomies, en tant que culture de résistance et l'existence sociale. Ce sont des formes d'assemblages qui imprègnent les sociabilités, puisque les savoirs sobres certains savoirs se transmettent de génération en génération, tout comme le loisir, la créativité et l'esthétisation face à la précarité historiquement vécue. La méthodologie utilisée est celle du travail de terrain, basée sur l'observation directe et participative. J'utilise également des entretiens, des conversations informelles, l'obéissance et l'accès aux réseaux sociaux officiels des protagonistes de la "samba locale", comme ressource pour m'aider à comprendre. Parmi nos résultats, nous pouvons observer que notre générosité a été traitée et re-signifiée de manière intergénérationnelle, principalement à travers des problèmes sociaux et culturels chez les jeunes des territoires périphériques, avec des caractéristiques nettement ethnico-raciales et afro-descendantes comme mode de vie. De plus, la musicalité de la samba est activée à travers la créativité, l'esthétisation et les relations de sociabilité comme alternative à l'employabilité. C'est-à-dire que le processus d'autonomie face à la précarité des relations de travail est quelque chose qui implique aussi un partage de trajectoires musicales relationnelles, disparates, changeantes et hybrides entre différentes générations. |
Palavras-chave: | Sociologia Estilo de vida Samba Música e juventude Relações entre gerações Juventude Estilos de vida Sociabilidades Relações intergeracionais Territórios Youth Life styles Sociabilities Intergenerational relations Territories Jeunesse Modes de vie Sociabilités Relations intergénérationnelles Territoires |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Sociologia |
Citação: | ALMEIDA NETO, Mateus Antonio de. Territórios do samba e relações intergeracionais: estilo de vida, sociabilidades e economia socioafetiva. 2023. 243 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18390 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MATEUS_ANTONIO_ALMEIDA_NETO.pdf | 5,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.