Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18397
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Barbara Santana | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-25T22:21:35Z | - |
dc.date.available | 2023-09-25T22:21:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-18 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Barbara Santana. Socialização étnico-racial e silêncio sobre raça entre universitários. 2022. 177 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18397 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Socialização étnico-racial | por |
dc.subject | Racismo | por |
dc.subject | Silêncio | por |
dc.subject | Antirracismo | por |
dc.title | Socialização étnico-racial e silêncio sobre raça entre universitários | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | França, Dalila Xavier de | - |
dc.description.resumo | O racismo é um fenômeno social que atravessa as relações humanas em diferentes ambientes e fases da vida, orientando sentimentos, crenças e comportamentos negativos em relação a alguns grupos e positivos em relação a outros, num processo de hierarquização e exclusão. Em sociedades racistas, os indivíduos se envolvem em um tipo de socialização, a qual a literatura nomeia como socialização étnico-racial, que diz respeito a comunicação de crenças, concepções e modos de entender o que são os grupos raciais, por meio de mensagens verbais e não verbais, explícitas e implícitas. Diferentes categorias de socialização são identificadas, as quais têm diversas motivações e implicações, atuando sobre as posturas que sujeitos socializados adotam em relação ao racismo, sendo engajados na luta antirracista ou silenciando em relação às questões étnico-raciais. Dentre as categorias de socialização, encontra-se o “silêncio”, que é entendido como a prática de evitar qualquer menção à raça e ao racismo nas discussões com as crianças e jovens. Estudos na área de socialização étnico-racial e do antirracismo mostram que a negação desse fenômeno produz silenciamento e, consequentemente, baixo engajamento em ações antirracistas. Nesse sentido, o presente trabalho propôs analisar a socialização étnico-racial em jovens universitários e sua relação com posturas de silenciamento ou engajamento em ações antirracistas. Para isso, foram realizados dois estudos empíricos. O primeiro teve como objetivo realizar a adaptação e validação da Escala de Ação Anti-Racismo (Anti-Racism Action Scale - ARAS) ao contexto brasileiro. O estudo demonstrou que a escala possui adequabilidade ao contexto brasileiro. O segundo estudo tomou como foco a socialização e sua relação com o antirracismo, considerando o silêncio como um fator relacionado. Foi possível perceber que os sujeitos receberam pouca socialização em todos os contextos investigados, bem como engajaram-se timidamente em ações antirracistas, sobretudo naquelas que ultrapassam o nível interpessoal. Ao considerar o silêncio, notou-se que este relaciona-se com a baixa mobilização antirracista dos indivíduos. De maneira geral, a dissertação aponta para a necessidade de fortalecer a socialização étnico-racial, sobretudo no que diz respeito à promoção de consciência sobre raça e racismo e fortalecimento de posturas antirracistas. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BARBARA_SANTANA_RIBEIRO.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.