Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18399
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos Neto, Romeu Villa Flor-
dc.date.accessioned2023-09-25T22:43:26Z-
dc.date.available2023-09-25T22:43:26Z-
dc.date.issued2023-08-16-
dc.identifier.citationSANTOS NETO, Romeu Villa Flor. Ficcionalidade religiosa e o grotesco em A Montanha Sagrada, de Alejandro Jodorowsky. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18399-
dc.description.abstractAlthough battered by indistinct use, the expression that “art imitates life” presupposes, if we admit it to be valid, that we are faced with language appropriations that are not always obvious. Of these, we can see those where the language of a religious nature sometimes crosses the boundaries of an apparently solemn or credible expression, typical of what common sense attributes as characteristic of religious tradition, to settle in the realms of the unusual, a realm recurrently shared by artistic creation. Among the multifaceted expressions of this imaginary, it is from the category of grotesque that the present work investigates the religious fictionality in cinema, using The Holy Mountain, a feature film by Chilean filmmaker Alejandro Jodorowsky, as a cutout. It makes a mediation between religion and art based on the theory developed by Russian philosopher Mikhail Bakhtin (1895-1975) about the work of French writer François Rabelais (1494-1553), aligning a transposition of Bakhtinian literary criticism to the cinematographic criticism of The Holy Mountain, having as a common thread the symbolic repertoire in both.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectFicção religiosapor
dc.subjectCinema e linguagempor
dc.subjectAspectos religiosospor
dc.subjectReligião no cinemapor
dc.subjectMikhail Mikhailovich Bakhtinpor
dc.subjectAlejandro Jodorowskypor
dc.subjectGrotescopor
dc.subjectFicçãopor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectGrotesqueeng
dc.subjectFictioneng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectReligioneng
dc.titleFiccionalidade religiosa e o grotesco em A Montanha Sagrada, de Alejandro Jodorowskypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Joe Marçal Gonçalves dos-
dc.description.resumoEmbora puída pelo uso indistinto, a expressão de que “a arte imita a vida” pressupõe, em a admitindo válida, nos depararmos com apropriações de linguagem nem sempre óbvias. Destas, salta aos olhos aquelas onde a linguagem de jaez religioso cruza, por vezes, as divisas de uma expressão aparentemente solene ou crível, típica daquilo a que o senso comum atribui como característico da tradição religiosa, para instalar-se nas paragens do incomum, âmbito partilhado recorrentemente pela criação artística. Dentre as multifacéticas expressões desse imaginário, é a partir da categoria do grotesco que o presente trabalho investiga a ficcionalidade religiosa no cinema, valendo-se de A Montanha Sagrada, longa-metragem do cineasta chileno Alejandro Jodorowsky, como recorte. Tece uma mediação entre religião e arte embasada na teoria desenvolvida pelo Filósofo russo Mikhail Bakhtin (1895-1975) sobre a obra do escritor francês François Rabelais (1494-1553), alinhavando uma transposição da crítica literária bakhtiniana à crítica cinematográfica de A Montanha Sagrada, tendo como fio condutor o repertório simbólico em ambos.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciências da Religiãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROMEU_VILLA_FLOR_SANTOS_NETO.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.