Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18433
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Construindo a identidade afrodescendente: ensino de história na escola Professor Luiz Alberto de Melo, Pau D’Arco, Arapiraca (2005- 2021) |
Autor(es): | Rocha, José Aparecido da Silva |
Data do documento: | 28-Ago-2023 |
Orientador: | Santana, Pedro Abelardo de |
Resumo: | Este estudo analisa como o ensino de história na Escola Professor Luiz Alberto de Melo contribui para a compreensão e formação da identidade negra na comunidade quilombola de Pau D’Arco, em Arapiraca. A pesquisa analisa o Projeto construindo a identidade afrodescendente, entre os anos de 2005-2021, um evento que faz parte do calendário letivo da escola. O evento é a culminância de um ano de ensino e aprendizagem em que os estudantes organizam exposições e apresentações. Este trabalho suscita a seguinte indagação: como a prática docente em história tem contribuído para a formação do sujeito na perspectiva de ser negro e remanescente de quilombola? O ensino de história é visto como uma ferramenta de importância para a compreensão da identidade étnica e racial, uma vez que a prática docente, abordando temas sobre a cultura afro-brasileira, temas eurocêntricos com uma abordagem sobre a história de lutas e resistência negra, poderá levar o estudante negro a compreender seu lugar nesta história. A análise acerca da prática do ensino de história na escola é parte deste trabalho, que utilizou a metodologia da pesquisa em história oral, por meio de relatos, entrevistas e formulários. Esta pesquisa percorre os caminhos do povoamento, demonstrando como a escola pode ser um ambiente transformador na perspectiva de promover ações que ultrapassam a sala de aula e atingem os membros, através da prática do ensino a partir de metodologias críticas para o sujeito entender-se como parte de um coletivo de remanescentes de quilombo denominado Pau D’Arco. |
Abstract: | This study analyzes how the teaching of history at Escola Professor Luiz Alberto de Melo contributes to the understanding and formation of black identity in the quilombola community of Pau D'Arco, in Arapiraca. The research analyzes the Project building the Afro-descendant identity, between the years 2005-2021, an event that is part of the school calendar. The event is the culmination of a year of teaching and learning in which students organize exhibitions and presentations. This work raises the following question: how has the teaching practice in history contributed to the formation of the subject from the perspective of being black and remnant of a quilombola? The teaching of history is seen as an important tool for understanding ethnic and racial identity, since the teaching practice addressing themes about Afro-Brazilian culture, Eurocentric themes with an approach to the history of struggles and black resistance, can lead black students to understand their place in this history. The analysis about the practice of teaching history at school is part of this work that used the methodology of research in oral history through reports, interviews and forms. This research goes through the paths of settlement, demonstrating how the school can be a transforming environment in the perspective of promoting actions that go beyond the classroom and reach the members, through the practice of teaching using critical methodologies for the subject to understand himself as part of a collective of quilombo remnants called Pau D'Arco. |
Palavras-chave: | História Ensino de história Identidade social Alagoas (AL) Quilombolas Identidade negra Black identity History teaching |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em História |
Citação: | ROCHA, José Aparecido da Silva. Construindo a identidade afrodescendente: ensino de história na escola Professor Luiz Alberto de Melo, Pau D’Arco, Arapiraca (2005- 2021). 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18433 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSE_APARECIDO_SILVA_ROCHA.pdf | 2,64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.