Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18507
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Cinema e educação : um olhar para as práticas corporais de aventura |
Autor(es): | Santos, Karine dos Anjos |
Data do documento: | 27-Jul-2023 |
Orientador: | Zoboli, Fabio |
Coorientador: | Ribeiro, Sérgio Dorenski Dantas |
Resumo: | A Educação Física, como componente curricular, deve colaborar para a educação humanizada dos estudantes, contribuindo para a percepção de diferentes temas e contextos. Para isso, a diversificação de linguagens e modos de se trabalhar em sala de aula, se faz necessária. Dessa forma, enfatizamos que o uso de filmes, nesse componente, abre caminhos para o diálogo entre professores e alunos, que podem interagir a partir de suas percepções de mundo. Com isso, o cinema amplia as possibilidades de se trabalhar nas aulas de Educação Física, que tradicionalmente, ocupa-se com a estética corporal. Sendo assim, levantamos o seguinte questionamento: quais as possibilidades de trabalhar as práticas corporais de aventura, buscando a relação do corpo e da educação por meio da linguagem do cinema? A partir deste questionamento, que considera o cinema como uma prática cultural humana, o objetivo geral deste estudo consistiu em analisar como as práticas corporais de aventura, por meio do cinema, potencializam a educação escolar. A relevância deste trabalho consiste em realizar uma educação que associe as práticas corporais e o cinema como possibilidade de prática pedagógica. Deste modo, elencamos aspectos do filme que deem sustentação a uma concepção de educação enraizada em uma contextualização histórico-social. Dessa forma, selecionamos dois filmes: “Soul Surfer - Coragem de Viver” e “Uma Skatista Radical”. Do primeiro filme, exploramos o surfe, e do segundo o skate. Tais práticas foram escolhidas por se tratar de práticas corporais em ambientes distintos (prática corporal de aventura na natureza e na cidade) o que engloba os tipos de Práticas Corporais de Aventura apresentadas na Base Nacional Comum Curricular do Brasil. Metodologicamente, trata-se de um estudo de natureza qualitativa, o método utilizado foi o de análise temática, no nosso caso, focamos nas cenas dos filmes que se vinculam às práticas corporais de aventura, especificamente as que contemplam o uso dos equipamentos de segurança, como também as que trouxeram a realização dos movimentos fundamentais dos esportes. A análise também considera a dimensão humanizada que o cinema proporciona com especial atenção para diferenças socioeconômicas, correlação do homem e a natureza e questão de gênero que os filmes apresentam. Neste sentido, exploramos as práticas corporais de aventura e o cinema, como forma de ampliação de possibilidades do trabalho em sala de aula, uma vez que nem sempre a escola fornece estrutura para que o professor possa explorar as mais variadas práticas corporais em ambiente escolar. |
Abstract: | Physical Education, as a school component, should contribute to the humanized education of students, contributing to the perception of different themes and contexts. For this, the diversification of languages and ways of working in the classroom is necessary. Thus, we emphasize that the use of films, in this component, opens the way for dialogue between teachers and students, who can interact based on their perceptions of the world. With this, cinema expands the possibilities of working in Physical Education classes, which traditionally deal with body aesthetics. Therefore, we raise the following question: what are the possibilities of working with adventure body practices, seeking the relationship between the body and education through the language of cinema? From this questioning, which considers cinema as a human cultural practice, the general objective of this study was to analyze how the corporal practices of adventure, through cinema, potentiate school education. The relevance of this work is to carry out an education that associates bodily practices and cinema as a possibility of pedagogical practice. In this way, we list aspects of the film that support a conception of education rooted in a historical-social context. In this way, we selected two films “Soul Surfer – Coragem de viver” and “Uma Skater Radical”. From the first film we explored surfing and from the second, skateboarding, such practices were chosen because they are body practices in different environments (body practice of adventure in nature and in the city) which encompasses the types of Body Practices of Adventure presented in the “Base Nacional Comum Curricular” of Brazil. Methodologically, the study is of a qualitative nature, the method used was thematic analysis, in our case, we focused on the scenes of the films that are linked to the corporal practices of adventure, specifically those that contemplate the use of safety equipment, as well as those that brought about the realization of the fundamental movements of sports. The analysis also considers the humanized dimension that cinema provides with special attention to socioeconomic differences, the correlation of man and the nature and gender issue that films present. In this sense, we explored adventure corporal practices and cinema, as a way of expanding the possibilities of working in the classroom, since the school does not always provide structure for the teacher to explore the most varied corporal practices in the school environment. |
Palavras-chave: | Educação Cinema na educação Educação física Estética Práticas corporais de aventura Cinema Adventure corporal practices Education |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANTOS, Karine dos Anjos. Cinema e educação : um olhar para as práticas corporais de aventura. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18507 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KARINE_ANJOS_SANTOS.pdf | 3,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.