Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18508
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorMoraes, Maxwell Azevedo Viana-
dc.date.accessioned2023-10-16T20:50:05Z-
dc.date.available2023-10-16T20:50:05Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationMORAES, Maxwell Azevedo Viana. Análise de conteúdo do mercado de ensino sacerdotal de umbanda, na perspectiva yorùbá por meio do “tridente de Èṣù” (2002 – 2022). 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18508-
dc.description.abstractUmbanda, as a religion with an African presence, went through numerous processes of distancing itself from its black origin, mainly emphasized from the beginning of the 20th century. Such a context offers us the possibility of understanding the changes that religion has undergone and continues to undergo. Therefore, guided by the conception of the Yorùbá tradition, we will seek to carry out a content analysis of priestly education courses, with promises of access to countless knowledge, thus corresponding to the desires of our current liquid society. Thus, the current research aims to verify, through Content Analysis by Laurence Bardin (1977), the publications of such courses, based on the debate on life and liquid modernity and the volatility of contemporary capitalist society by Zygmunt Bauman (2001; 2007), the presence of individualism and its reflections in our society, through Gilberto Velho (1981) and the debates of Mary Douglas (2004) that will help us understand the world of consumer goods and capitalist relations. African tradition and morality will be our references through the writings of John Mbiti (1975), and specifically on the conception of the family of saints, we will be based on Vivaldo da Costa Lima (2003), where the nuances of ethics in Èṣù and the traditional Yorùbá vision, will be verified through the lines of Síkírù Sàlámì (2015) and Ronilda Iyakemi Ribeiro (2022).eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectUmbandapor
dc.subjectIorubá (Povo africano)por
dc.subjectRitos e cerimôniaspor
dc.subjectSacerdóciopor
dc.subjectÈṣùpor
dc.subjectTradição yorùbápor
dc.subjectMercado de consumo sacerdotalpor
dc.subjectIndividualismopor
dc.subjectYorùbá traditioneng
dc.subjectPriestly consumption marketeng
dc.subjectIndividualismeng
dc.titleAnálise de conteúdo do mercado de ensino sacerdotal de umbanda, na perspectiva yorùbá por meio do “tridente de Èṣù” (2002 – 2022)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sogbossi, Hippolyte Brice-
dc.description.resumoA Umbanda, enquanto religião de presença africana, passou por inúmeros processos de distanciamento de sua origem negra, enfatizados principalmente, a partir do início do século XX. Tal contexto nos oferece a possibilidade de compreendermos as mudanças pelas quais a religião passou e continua passando. Sendo assim, orientados pela concepção da tradição yorùbá, buscaremos realizar a análise de conteúdo de cursos de ensino sacerdotal, com promessas de acesso a inúmeros conhecimentos, correspondendo assim, com os anseios da nossa atual sociedade líquida. Dessa forma, a atual pesquisa tem como escopo verificar, por meio da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977), as publicações de tais cursos, embasados pelo debate sobre a vida e modernidade líquida e a volatilidade da sociedade capitalista contemporânea de Zygmunt Bauman (2001; 2007), a presença do individualismo e seus reflexos em nossa sociedade, através de Gilberto Velho (1981) e os debates de Mary Douglas (2004) que nos auxiliarão na compreensão do mundo dos bens de consumo e as relações capitalistas. A tradição e a moral africana serão nossas referências por meio dos escritos de John Mbiti (1975), e especificamente sobre a concepção de família de santo, nos pautaremos em Vivaldo da Costa Lima (2003), onde as nuances da ética em Èṣù e a visão tradicional yorùbá, serão verificadas pelas linhas de Síkírù Sàlámì (2015) e Ronilda Iyakemi Ribeiro (2022).pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciências da Religiãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ciências da Religião

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MAXWELL_AZEVEDO_VIANA_MORAES.pdf1,4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.