Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18542
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Diná Silveira dos-
dc.date.accessioned2023-10-19T18:40:56Z-
dc.date.available2023-10-19T18:40:56Z-
dc.date.issued2023-10-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Diná Silveira dos. Danças midiáticas no contexto escolar: uma ação pedagógica para refletir sobre a figura da mulher no funk. 2023. 27 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18542-
dc.description.abstractThis work, written as a partial requirement of my Course Completion Work, reports the experience in the Supervised Internship in Dance Teaching III discipline, offered by the Danc e Department of the Federal University of Sergipe during the eighth curricular academic period of the Degree. The purpose of the internship was to develop a cultural artistic project, which I will call here a pedagogical action, in which I developed together with eight other students on the course, using a methodology based on practical exercises that aimed to awaken students' interest in dance, since I had been observed in Stage II a certain resistance to this artistic practice. The pedagogical action entitled “Media dances in the school context: The woman in the eyes of the media”, used Funk lyrics as an object of study, aiming to raise awareness and reflect on media songs and the devaluation of women in the compositions of this musical genre. The work led me to understand the importance of dance as a powerful element in the education of adolescents and young people, with ample possibilities for promoting discussions on topics that could contribute to the citizenship formation of students.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectDançapor
dc.subjectMídia socialpor
dc.subjectDança na educaçãopor
dc.subjectMulheres na artepor
dc.subjectFunkpor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectMedia Danceseng
dc.subjectPedagogicaleng
dc.subjectAction in Danceeng
dc.subjectFunkeng
dc.titleDanças midiáticas no contexto escolar: uma ação pedagógica para refletir sobre a figura da mulher no funkpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Clécia Maria Aquino de-
dc.description.resumoEste trabalho, escrito como requisito parcial do meu Trabalho de Conclusão do Curso, relata a experiência vivenciada na disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Dança III, ofertada pelo Departamento de Dança da Universidade Federal de Sergipe durante o oitavo período letivo curricular da Licenciatura. O estágio teve como proposta a elaboração de um projeto artístico cultural, que aqui chamarei de ação pedagógica, no qual desenvolvi juntamente com outros oito discentes do curso, usando uma metodologia pautada em exercícios práticos que visou despertar o interesse dos estudantes pela dança, uma vez que havia observado no Estágio II uma certa resistência a essa prática artística. A ação pedagógica intitulada “Danças midiáticas no contexto escolar: A mulher aos olhos da mídia”, utilizou como objeto de estudo letras do Funk, objetivando a conscientização e uma reflexão acerca de músicas midiáticas e a desvalorização da mulher nas composições desse gênero musical. O trabalho me levou à compreensão da importância da dança enquanto elemento potente na educação de adolescentes e jovens, com amplas possibilidades de alavancar discussões de temas que possam vir a contribuir para a formação cidadã dos alunos.pt_BR
dc.publisher.departmentDDA - Departamento de Dança – Laranjeiras - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localAracajupt_BR
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diná_Silveira_Santos.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.