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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Mãe Rita Tassytaôô e a reconstrução de vivências através do espaço de terreiro de candomblé em Aracaju-SE
Autor(es): Xavier, Brisa Lívia Menezes
Data do documento: 29-Jul-2021
Orientador: Sogbossi, Hippolyte Brice
Resumo: Primeiramente, fazendo a interface com a religião, trazemos as experiências das mães de santo, abordando a maneira como essas mulheres foram e são fundamentais para a formulação de estratégias de sobrevivência, apontando o terreiro de candomblé como lugar de produção de conhecimento, além de traçarem outras formas de pensar o gênero, trazendo imaginários e referenciais transatlânticos de pertencimento: a mãe de santo é a grande instituição, erguendo pilares que atravessam a maternidade, religiosidade e comunidade. A experiência como critério de significação leva em conta paradigmas afrocêntricos que circundam essas práticas, e as mães de santo revelam uma encruzilhada de conhecimentos em torno de questões que transformam as dinâmicas sociais, enaltecendo repertórios imaginários do feminino negro nos cultos afro-brasileiros, onde por meio de práticas antigas nos ajudam a perceber como se organizaram para salvaguardar conhecimentos, mobilizar comunidades e gerar redes femininas de proteção a partir da religião. Esse trabalho é um convite pra pensar sobre articulações, exercício da parentalidade e matriarcado africano, alargando conhecimentos da presença das mulheres nos rituais e de uma série de cosmopercepções que ao longo do tempo foram, de certa forma, invisibilizadas. Em seguida, acessamos a história de Mãe Rita Tassytaôô, que anunciou desde muito cedo seu compromisso com a trajetória espiritual, articulando mundos e pertecimentos em décadas de experiência como mãe de santo, trajetória marcada por autonomia e diferentes forças ancestrais.
Abstract: African-based religions in the diaspora were subjected to different fronts of violence, characteristic of colonial processes. First, making the interface with religion, we bring the experiences of the mãe de santo, approaching the way in which these women were and are fundamental for the formulation of survival strategies, pointing to the terreiro as a place of knowledge production, in addition to tracing other ways of thinking about gender, bringing transatlantic imaginaries and references of belonging: the mother of saints is the great institution, erecting pillars that cross motherhood, religiosity and community. Experience as a criterion of meaning takes into account Afrocentric paradigms that surround these practices, and the mãe de santo reveal a crossroads of knowledge around issues that transform social dynamics, extolling imaginary repertoires of the black female in Afro-Brazilian cults, where by means of ancient practices help us to understand how they organized themselves to safeguard knowledge, mobilize communities and generate women's networks of protection based on religion. This work is an invitation to think about articulations, the exercise of parenting and african matriarchy, expanding knowledge of the presence of women in rituals and a series of cosmoperceptions that over time were, in a way, made invisible. Then, we access the story of Mãe Rita Tassytaôô, who announced her commitment to the spiritual trajectory from an early age, articulating worlds and belongings in decades of experience as a mother of saints, a trajectory marked by autonomy and different ancestral forces.
Palavras-chave: Religião
Candomblé
Sergipe
Cultos afro-brasileiros
Epistemologia da religião
Mães de santo
Terreiro
Epistemologia
Religiões de presença africana
Relações interétnicas
Deslocamento
Epistemology
African matrix religions
Interethnic relations
Displacement
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ciências da Religião
Citação: XAVIER, Brisa Lívia Menezes. Mãe Rita Tassytaôô e a reconstrução de vivências através do espaço de terreiro de candomblé em Aracaju-SE. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18550
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