Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18564
Tipo de Documento: | Tese |
Título: | Educação on-line no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Matemática |
Autor(es): | Benedito, Rosinângela Cavalcanti da Silva |
Data do documento: | 21-Ago-2023 |
Orientador: | Ferreira, Simone de Lucena |
Resumo: | Esta tese foi construída a partir do estudo da Educação on-line desenvolvida na formação inicial de professores de Matemática no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Tendo como objetivo compreender as contribuições da Educação on-line para a formação e prática docente, a partir das experiências cotidianas vivenciadas no Pibid Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras, na Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza a metodologia da pesquisa-formação na cibercultura (SANTOS, 2014) partindo do conceito de Educação on-line (SANTOS, 2014) e tendo como base epistemológica os princípios da multirreferencialidade (ARDOINO, 1998, MACEDO, 2009) e a pesquisa com os cotidianos (CERTEAU, 1994; ALVES, 2008). Foram analisadas as narrativas dos oito praticantes culturais do Pibid Matemática, utilizando como dispositivos de pesquisa, os seus app-diários (LUCENA, SANTOS, 2019) com as itinerâncias formativas de cada pibidianos, a partir de uma interpretação hermenêutica (MACEDO, 2009). Através da criação de mapas semânticos, desenvolvi as operações cognitivas (MACEDO, 2006) para análise dos dados. Assim, foram identificadas as seguintes noções subsunçoras: Espaçostempos on-line de cocriação no Pibid Matemática e Formação e prática docente de Matemática na cibercultura: autorias emergentes. A partir dessa análise, conclui que a Educação on-line pode contribuir para a formação e prática do professor de Matemática, por meio da criação da cibercultura no/do Pibid, que permitiu o desenvolvimento de práticas que só poderiam ser realizadas pelo fato de estarmos em rede, foi possível a criação de espaçostempos on-line, possibilitando a comunicação, colaboração, cocriação e autoria de dispositivos para aulas de Matemática de forma motivadora e significativa e uma grande contribuição foi a ressignificação da formação de professores de Matemática, trazendo a prática docente desde o início do curso e oportunizando aos alunos a imersão na cibercultura. Dessa forma, considero o Pibid como um terceiro espaço-tempo de formação on-line. |
Abstract: | This thesis was built from the study of online Education developed in the initial training of Mathematics teachers in the Institutional Program of Scholarship for Teaching Initiation (Pibid). Aiming to understand the contributions of online education to teaching training and practice, based on daily experiences at Pibid Math at the Federal University of Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras, in Paraíba. This is a qualitative research that uses the researchtraining methodology in cyberculture (SANTOS, 2014) based on the concept of Online Education (SANTOS, 2014) and having as an epistemological basis the principles of multireferentiality (ARDOINO, 1998, MACEDO , 2009) and research with everyday life (CERTEAU, 1994; ALVES, 2008). The narratives of the eight cultural practitioners of Pibid Mathematics were analyzed, using their app-diaries (LUCENA, SANTOS, 2019) as research devices with the formative itinerancies of each Pibid, based on a hermeneutic interpretation (MACEDO, 2009). Through the creation of semantic maps, I developed cognitive operations (MACEDO, 2006) for data analysis. Thus, the following subsuming notions were identified: Online spacestimes of co-creation in Pibid Mathematics and Mathematics teaching practice and training in cyberculture: emerging authorships. Based on this analysis, it concludes that online Education can contribute to the formation and practice of Mathematics teachers, through the creation of cyberculture in/of Pibid, which allowed the development of practices that could only be carried out by the fact that we are in a network, it was possible to create online spacetimes, enabling communication, collaboration, co-creation and authoring of devices for Mathematics classes in a motivating and meaningful way and a great contribution was the re-signification of the formation of Mathematics teachers, bringing the practice teacher since the beginning of the course and providing students with opportunities to immerse themselves in cyberculture. In this way, I consider Pibid as a third space-time for online training. |
Palavras-chave: | Ensino de educação Ensino de matemática Formação de professores Paraíba Computadores e civilização Ensino via web Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) PIBID Pesquisa-formação na cibercultura Educação online Formação docente Matemática Research-training in cyberculture Online education Teacher training Math |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | BENEDITO, Rosinângela Cavalcanti da Silva. Educação on-line no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Matemática. 2023. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18564 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSINANGELA_CAVALCANTI_SILVA_BENEDITO.pdf | 12,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.