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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, Acleciano Ancelmo da-
dc.date.accessioned2023-10-25T19:35:54Z-
dc.date.available2023-10-25T19:35:54Z-
dc.date.issued2023-07-28-
dc.identifier.citationSILVA, Acleciano Ancelmo da. As tecnologias digitais e seus impactos na docência no período da pandemia COVID-19. 2023. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18571-
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic changed the course of world history, causing the deaths of millions of people. As a way of preventing and controlling the virus, we had to live in isolation and social distancing. Digital Information and Communication Technologies (TDIC) were essential during this period so that the various sectors remained in activity, including education. This dissertation is the result of research, submitted to the Postgraduate Program in Education (PPGED) of the Fundação Universitária Federal de Sergipe (UFS), within the scope of the research line Technologies, Languages and Education, whose objective was to present the impact of TDIC in the pedagogical processes of remote classes during the Covid19 pandemic, specifically the smartphone, in the teaching practices of teachers from the 6th to the 9th year of Elementary School II at the Oséas Cavalcanti Batista Municipal School in the city of Itabaianinha, Sergipe. This was a qualitative research with characteristics of a descriptive case study and, for data collection, a closed questionnaire printed to fifteen teachers from the aforementioned school was used. As a data analysis method, Discursive Textual Analysis was used based on the theories of Moraes and Galiazzi. For theoretical discussion and reflection with the data and the entire context of the research, authors such as Pierre Lévy, André Lemos, Manuel Catells, Lucia Santaella, Eugênio Trivinho, Yuval Noah Harari, Paulo Freire, Nelso Pretto, Henrique Schneider, among others, were referenced . Scientific articles that addressed the topic and other bibliographic sources that were necessary were also consulted. As a result, the research showed that the pandemic context negatively affected the teaching-learning process, as millions of students did not have access to non-faceto-face classes due to a lack of digital equipment and internet access. However, it can be said that there was a gain in terms of teaching practice, as teachers acquired dexterity in managing TDIC. Furthermore, it was made clear that education was not prepared for emergency remote teaching and needed to invest more in digital technologies and continuing training for teachers.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectPandemia de COVID-19por
dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicaçãopor
dc.subjectCiberespaçopor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectDigital information and communication technologieseng
dc.subjectCyberspaceeng
dc.subjectCOVID-19 pandemiceng
dc.subjectEmergency teachingeng
dc.subjectTeacherseng
dc.titleAs tecnologias digitais e seus impactos na docência no período da pandemia COVID-19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Schneider, Henrique Nou-
dc.description.resumoA pandemia Covid-19 mudou o percurso da história mundial, provocando a morte de milhões de pessoas. Como forma de prevenção e controle do vírus, tivemos que viver em isolamento e em distanciamento social. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) foram essenciais neste período para que os vários setores permanecessem em atividades e, dentre eles, o da educação. A presente dissertação é fruto de uma pesquisa, submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Fundação Universitária Federal de Sergipe (UFS), no âmbito da linha de pesquisa Tecnologias, Linguagens e Educação, cujo objetivo foi apresentar o impacto das TDIC nos processos pedagógicos das aulas remotas durante a pandemia Covid-19, especificamente o smartphone, nas práticas docentes dos professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Oséas Cavalcanti Batista na cidade de Itabaianinha, Sergipe. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa com características de um estudo de caso descritivo e se utilizou, para a coleta de dados, aplicação de um questionário fechado impresso a quinze professores da escola citada. Como método de análise de dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva embasada nas teorias de Moraes e Galiazzi. Para a discussão teórica e reflexão com os dados e todo ocontexto da pesquisa, autores como Pierre Lévy, André Lemos, Manuel Catells, Lucia Santaella, Eugênio Trivinho, Yuval Noah Harari, Paulo Freire, Nelso Pretto, Henrique Schneider, dentre outros, foram referenciados. Também foram consultados artigos científicos que abordaram a temática e outras fontes bibliográficas que se fizeram necessárias. Como resultados, a pesquisa apontou que o contexto pandêmico afetou de forma negativa o processo de ensino-aprendizagem, pois milhões de alunos não tiverem acesso às aulas não presenciais por falta de equipamento digital e acesso à internet. No entanto, pode-se afirmar que houve ganho no tocante à prática docente, pois os professores adquiriram destreza no manejo das TDIC. Além disto, foi explicito que a educação não estava preparada para o ensino remoto emergencial e necessita investir mais em tecnologias digitais e formação continuada para os professores.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

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