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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorFerreira, Thais de Melo-
dc.date.accessioned2023-10-31T15:14:03Z-
dc.date.available2023-10-31T15:14:03Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.citationFERREIRA, Thais de Melo. Uma Jane Eyre prismática : uma análise de construção da protagonista a partir da estruturação das personagens Helen Burns e Bertha Mason-Rochester. São Cristóvão, 2022. Monografia (licenciatura em Letras Português - Inglês) – Departamento de Letras Estrangeiras, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18604-
dc.description.abstractThis article aims to present a study on the complex emotional and social development of the protagonist of the novel "Jane Eyre: an autobiography" (1847). From the construction of the female characters Helen Burns and Bertha Mason-Rochester, as well as their relationship with the hero. For that, it was necessary to read the aforementioned book, biographical elements of the author and academic works relevant to the discussion. That being said, it was possible to observe that the aforementioned characters function as extreme “doubles” of Jane. The youngest one represents a model related to religion and the role of the Victorian woman to be pursued, while the second woman corresponds to the most violent aspects of the protagonist that must be corrected. The results showed that the title-character could not reach her full maturity, choosing only to follow in the footsteps of one or another of her "doubles", it was necessary for Jane to live with and learn with them in different periods of her life. And, ultimately, we understand that those women had to be destroyed in order for the hero to emerge as an individual who ascended socially and emotionally.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLetras português-inglêspor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectAnálise de personagempor
dc.subjectPrismapor
dc.subjectNarrador-protagonistapor
dc.subject“O duplo”por
dc.subjectCharacter analysispor
dc.subjectPrismeng
dc.subjectNarrator-protagonisteng
dc.subject“The double”eng
dc.titleUma Jane Eyre prismática : uma análise de construção da protagonista a partir da estruturação das personagens Helen Burns e Bertha Mason-Rochesterpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Façanha, Maria Amália Vargas-
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre o complexo desenvolvimento emocional e social da protagonista do romance "Jane Eyre: uma autobiografia" (1847), a partir da construção das personagens femininas Helen Burns e Bertha Mason-Rochester, bem como a relação destas com a heroína. Para tanto, foram necessárias leituras do já mencionado livro, de elementos biográficos da autora e de trabalhos acadêmicos relevantes à discussão. Isto posto, foi possível observar que as referidas personagens funcionam como “duplos” extremados de Jane, sendo que a mais jovem representa um modelo relativo à religião e ao papel da mulher vitoriana a ser almejado; enquanto que a segunda mulher corresponde aos aspectos mais violentos da protagonista, que devem ser corrigidos. Os resultados demonstraram que a personagemtítulo não poderia atingir seu amadurecimento pleno optando somente por seguir os passos de uma ou de outra de suas “duplas”; foi necessário que Jane Eyre convivesse e aprendesse com elas em períodos distintos da vida. E, em última instância, entendemos que essas mulheres, obrigatoriamente, precisavam ser destruídas para que a heroína pudesse emergir como um indivíduo que ascendeu social e emocionalmente.pt_BR
dc.publisher.departmentDLES - Departamento de Letras Estrangeiras – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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