Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18711
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Virgens, vadias, assassinas, loucas, lúcidas, mães...um estudo sobre o ethos da mulher em filmes de horror hollywodianos
Autor(es): Cavalcante, Derick Rafael Santos
Data do documento: 30-Mai-2023
Orientador: Mariano, Márcia Regina Curado Pereira
Resumo: Tendo ciência do protagonismo e do destaque de personagens femininas no gênero cinematográfico do horror, a presente dissertação propõe analisar como são construídas as imagens discursivas – o ethos – de sete dessas personagens em cinco filmes hollywoodianos dos séculos XX e XXI. Como objetivos específicos, propomos: i) investigar como se dá a relação entre ficção e realidade social na representação das mulheres no universo cinematográfico do gênero; ii) refletir de que forma os diversos recursos presentes na linguagem cinematográfica cristalizam discursos e estereótipos em suas obras; iii) identificar estratégias verbais e não-verbais utilizadas em filmes de horror na construção da imagem discursiva da personagem feminina. Para isso, dentre outros, a pesquisa apropria-se de conceitos dos estudos das neoretóricas e da argumentação discursiva, como auditório (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2005), ethos, estereótipos e clichês (ARISTÓTELES, 2005; AMOSSY, 2016, 2022; MAINGUENEAU, 2020); além disso, o conceito ethos armadilha (CAVALCANTE, 2023) auxilia na identificação de algumas imagens em nossos objetos de análise. Ademais, apresenta o gênero cinematográfico do horror, por meio de Clover (1992) e Carroll (1990); reflete sobre a história do lugar da mulher na sociedade, a partir de Rubin (1975) e Butler (1990); e busca compreender como os recursos não-verbais compõem a linguagem cinematográfica, por meio de Santana (2022). A metodologia da pesquisa se dá, sobretudo, pela etnografia de tela (RIAL, 2004), com a análise do texto verbal e não-verbal, a exemplo de figurino e iluminação, e de agentes externos (produção, direção etc). Como resultados revelam-se ethos femininos diversificados e plurais (às vezes contraditórios). Ethos fortes e resilientes de mulheres que superam seus obstáculos e prevalecem como vencedoras/heroínas ao longo da projeção; ethos assassinos e monstruosos que muitas vezes são construídos como indefesos para o público durante a narrativa; ethos de loucas e pecadoras, dentre outros. Ao mesmo tempo, nota-se uma mudança na construção da imagem discursiva de personagens femininas nas produções do horror ao longo dos anos, diminuindo o aparecimento de ethos negativos e estereotipados, devido aos novos ares e rostos igualmente plurais que estão assumindo as produções de horror, além dos estudos que influenciam diretamente na evolução do gênero.
Abstract: Being aware about role and prominence of female characters in the horror cinematographic genre, this dissertation proposes to analyze how the discursive images – the ethos – of seven of these characters in five Hollywood films of the 20th and 21st centuries are constructed. As specific objectives, we propose: i) to investigate how the relation between fiction and social reality occurs in the representation of women in the cinematographic universe of the genre; ii) to reflect on how the various resources present in the cinematographic language crystallize discourses and stereotypes in their works; iii) to identify verbal and non-verbal strategies used in horror films in the construction of the discursive image of the female character. For this, among others, the research appropriates concepts from the studies of neo-rhetorics and discursive argumentation, such as audience (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2005), ethos, stereotypes and clichés (ARISTÓTELES, 2005; AMOSSY, 2016, 2022; MAINGUENEAU, 2020). In addition, the ethos trap concept (CAVALCANTE, 2023) helps to identify some images in our objects of analysis. Furthermore, it presents the horror cinematographic genre, through Clover (1992) and Carroll (1990); reflects on the history of women's place in society, from Rubin (1975) and Butler (1990) and seeks to understand how non-verbal resources make up the cinematographic language, through Santana (2022). The research methodology is based, above all, on screen ethnography (RIAL, 2004), with the analysis of the verbal and non-verbal text, such as costumes and lighting, and external agents (production, direction, etc.). As results, diversified and plural (sometimes contradictory) female ethos are revealed. Strong and resilient ethos of women who overcome their obstacles and prevail as winners/heroines throughout the projection; murderous and monstrous ethos that are often constructed as helpless for the audience during the narrative; ethos of madmen and sinners, among others. At the same time, there has been a change in the construction of the discursive image of female characters in horror productions over the years, reducing the appearance of negative and stereotyped ethos, due to the new airs and equally plural faces that horror productions are assuming in addition to studies that directly influence the evolution of the genre.
Palavras-chave: Filme de terror
Mulheres – usos e costumes
Argumentação
Ethos
Cinema
Horror
Protagonismo feminino
Argumentation
Female Protagonism
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Letras
Citação: CAVALCANTE, Derick Rafael Santos. Virgens, vadias, assassinas, loucas, lúcidas, mães...um estudo sobre o ethos da mulher em filmes de horror hollywodianos. 2023. 175 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18711
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DERICK_RAFAEL_SANTOS_CAVALCANTE.pdf3,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.