Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18724
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Lucas Santos-
dc.date.accessioned2023-11-27T20:03:31Z-
dc.date.available2023-11-27T20:03:31Z-
dc.date.issued2022-11-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lucas Santos. Da cerâmica ao corpo, do corpo ao gênero: sepultamentos com vasilhames do sítio Justino. 2022. 187 f. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) - Campus de Laranjeiras, Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18724-
dc.description.abstractSince the identification and excavation of the Justino site in the early 1990s, the group of burials has been the subject of numerous researches that have advanced pertinently in the understanding of the funerary practices that took place there over thousands of years (between 9.000 years BP to the 17th century). Among the different ways of burying the dead, the deposition of ceramic vessels on specific parts of the body, which served as a funerary wrapping or which were simply placed next to the deceased, intrigued researchers in previous assessments, however, such researches did not delve into the socio-symbolic aspects that such associations could have towards the dead, presenting only the techno-typological descriptions of these artifacts and, in a few cases, demonstrating that the individuals who received vessels would present themselves in life with some kind of high status. Ahead the possibilities, we seek to extrapolate such inferences through the approaches of Gender and Indigenous History to understand whether such accompaniments could demarcate possible gender performativities. With the collection of data about the bodies of the deceased (sex, age, pathologies), the ways of burying the dead (position of the body, limbs, skull and face, types of inhumation and graves) and, finally, the good graves, all of these aspects subsidized according to ethno-historical and ethnographic information, we were able to understand that some specific parts of the dead body would be symbolically more relevant and that, in front of the number of individuals who received these mortuary vases, which permeated only 16% of Justino's burials, we identified that these people would have prominent social roles, such as shamans, musicians and/or instrumentalists, warriors, leaders, among others. These results demonstrate that it is not appropriate to think that this social relevance was attributed solely to a single sexual category and that other forms of identities were linked to gender performativities in the past of the lower São Francisco.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectArqueologiapor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectCerâmicapor
dc.subjectRitospor
dc.subjectCerimônias fúnebrespor
dc.subjectIndígenaspor
dc.subjectAmérica do Sulpor
dc.subjectLevantamentos arqueológicospor
dc.subjectFunerary Archeologyeng
dc.subjectMortuary Vesselseng
dc.subjectGender Studieseng
dc.subjectIndigenous Historyeng
dc.subjectLower São Franciscoeng
dc.titleDa cerâmica ao corpo, do corpo ao gênero: sepultamentos com vasilhames do sítio Justinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Klökler, Daniela Magalhães-
dc.description.resumoDesde a identificação e escavação do sítio Justino no início da década de 1990, o conjunto de sepultamentos foi alvo de inúmeras pesquisas que avançaram de forma pertinente na compreensão das práticas funerárias que ali ocorreram ao longo de milhares de anos (entre 9.000 anos AP até o séc. XVII). Dentre as diferentes formas de sepultar os mortos, a deposição de vasilhames cerâmicos sobre partes específicas do corpo, que serviram como envoltório funerário ou que simplesmente foram colocados próximos aos falecidos, intrigaram os pesquisadores em avaliações anteriores, no entanto tais pesquisas não aprofundaram nos aspectos sócio simbólicos que tais associações poderiam ter para com os mortos, apresentando apenas as descrições tecno-tipológicas desses artefatos e, em poucos casos, demonstrando que os indivíduos que receberam vasilhames apresentar-se-iam em vida com algum tipo de status elevado. Diante das possibilidades, buscamos extrapolar tais inferências através das abordagens de Gênero e da História Indígena para compreendermos se esses bens fúnebres poderiam demarcar performatividades de gênero. Com o levantamento de dados sobre os corpos dos falecidos (sexo, idade, patologias), das formas de sepultar os mortos (posição do corpo, membros, crânio e face, dos tipos de inumação e das covas) e, por fim, dos acompanhamentos, todos esses aspectos subsidiados com informações etno-históricas e etnográficas, conseguimos compreender que algumas partes específicas do corpo do morto seriam simbolicamente mais relevantes e que, pelo número de indivíduos que receberam esses vasos mortuários perpassarem apenas 16% dos enterramentos do Justino, identificamos que essas pessoas teriam funções sociais de destaque, como xamãs, musicistas e/ou instrumentalistas, guerreiras e guerreiros, líderes, dentre outros. Tais resultados demonstram não ser cabível pensar que essa relevância social fosse atribuída unicamente a uma única categoria sexual e que outras formas de identidades estivessem atreladas nas performatividades de gênero no passado do baixo São Francisco.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Arqueologiapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIA::ARQUEOLOGIA HISTORICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localLaranjeiras- SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Arqueologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS_SANTOS_OLIVEIRA.pdf5,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.