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dc.contributor.authorSantos, Maria Egleide Silva-
dc.date.accessioned2023-12-07T13:55:33Z-
dc.date.available2023-12-07T13:55:33Z-
dc.date.issued2023-10-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Egleide Silva. Educação ambiental em bibliotecas escolares: o papel do bibliotecário no desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável. 2023. 139 f. (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18774-
dc.description.abstractThis paper presents research on environmental education in the context of school libraries, with the objective of analyzing school libraries and librarians as agents for the promotion of environmental education. To this end, it analyzes the performance of school librarians, considering its pedagogical function, for the construction of a society of sustainable practices besides understanding how the relationship between environmental education, school libraries and librarians can happen. In this sense, based on the methodologies of bibliographic and documentary research with a descriptive character, qualitative approach and content analysis, the study was developed as a case study with the Environmental Education and Sustainability Project of Amadeus School. The use of the two aforementioned methodological approaches allowed the understanding of the basic concepts of research, such as: environmental education, sustainable development, school libraries and librarians' professional protagonism; consequently, a digital information booklet containing actions to promote environmental education was created that can be developed within the context of the school library. According to the content analysis, there are two categories of activity development performed by PEAS that can be identified. It is concluded that environmental education is a matter of social responsibility and needs to be treated urgently, with concrete actions and political engagement.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectBiblioteca escolarpor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectBibliotecário escolarpor
dc.subjectColégio Amadeuspor
dc.subjectBibliotecáriopor
dc.subjectSchool librarieseng
dc.subjectLibrarianseng
dc.subjectSustainable developmenteng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectAmadeus schooleng
dc.titleEducação ambiental em bibliotecas escolares: o papel do bibliotecário no desenvolvimento de uma sociedade mais sustentávelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fialho, Janaina-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre a educação ambiental no âmbito das bibliotecas escolares, com o objetivo de analisar a biblioteca escolar e o bibliotecário como agentes de fomento da educação ambiental. Para tal, busca analisar a atuação do bibliotecário escolar, considerando sua função pedagógica, para a construção de uma sociedade de práticas sustentáveis e compreender como a relação entre a educação ambiental, a biblioteca escolar e o bibliotecário pode ocorrer. Nesse sentido, baseando-se nas metodologias de pesquisa bibliográfica e documental com caráter descritivo, abordagem qualitativa e análise de conteúdo o estudo foi desenvolvido como um estudo de caso com o Projeto de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Colégio Amadeus. A utilização das duas abordagens metodológicas anteriormente citadas permitiu o entendimento dos conceitos básicos da pesquisa, como: educação ambiental, desenvolvimento sustentável, biblioteca escolar e protagonismo profissional do bibliotecário; assim, foi possível construir uma cartilha informacional digital onde são apresentadas ações de incentivo à educação ambiental que podem ser desenvolvidas no âmbito da biblioteca escolar. Apresenta, como interpretação da análise de conteúdo a inferência de duas categorias de desenvolvimento de atividades que o PEAS realiza. Conclui-se que a educação ambiental é um assunto de responsabilidade social e que precisa ser tratado com celeridade, com ações concretas e engajamento político.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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