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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Acessibilidade para a busca de informações: um estudo de caso no Núcleo de Acessibilidade e Educação Inclusiva (NAEDI) para a formação da página web
Autor(es): Sales, Glícia Angélica Oliveira
Data do documento: 30-Ago-2023
Orientador: Felizola, Matheus Pereira Mattos
Resumo: A disseminação de informação acessível no ambiente virtual de instituições públicas educacionais perpassa um efetivo comprometimento em desfazer barreiras atitudinais que impeçam a melhoria dos serviços utilitários de informação. Disponibilizar informação acessível no ambiente virtual de forma democrática e aberta, de acordo com as diretrizes de acessibilidade e inclusão previstas na legislação, é uma tarefa complexa, mas possível. Esta pesquisa criou um relatório técnico relativo à formação de página na web, utilizando um hotsite como recurso que possibilite ao Núcleo de Acessibilidade e Educação Inclusiva (NAEDI) do Instituto Federal de Sergipe (IFS) disseminar informações aos mais variados tipos de usuários e à comunidade externa baseando-se em estratégias de serviço de informação utilitária. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso, com análise qualitativa, objetivos descritivos e exploratórios, sendo a pesquisa de natureza aplicada. O estudo de caso teve como campo empírico o NAEDI do IFS, com observação não participante. Ao analisar as lacunas encontradas nas pesquisas documentais sobre o tema da acessibilidade educacional no site, foi percebido um desacordo com a legislação inclusiva com documentos institucionais do IFS sobre as atribuições do NAEDI; inferiu-se, portanto, que as exigências legais e constitucionais da acessibilidade e da inclusão não estão sendo atendidas. Como resultado, foi elaborado um relatório técnico conclusivo apresentando uma proposta para alimentação do hotsite do NAEDI do IFS, contemplando informações utilitárias, bem como o atendimento às heurísticas de Nielsen, visando acessibilidade e inclusão informacional. Conclui-se que o produto tem a perspectiva de contribuir para a melhoria na disseminação da informação utilitária de forma acessível, superando as limitações presentes nos processos inclusivos em andamento na instituição.
Abstract: The dissemination of accessible information in the virtual environment of public educational institutions involves an effective commitment to dismantle attitudinal barriers that prevent the improvement of utilitarian information services. Making accessible information available in the virtual environment in a democratic and open way, in accordance with the accessibility and inclusion guidelines provided for in the legislation is a complex but possible task. This research intends to create a technical report on the formation of a web page, using a hotsite as a resource that allows the Nucleus of Accessibility and Inclusive Education (NAEDI) of the Federal Institute of Sergipe (IFS), to disseminate information to the most varied types of users, and external community based on utilitarian information service strategies. Using - if of a bibliographical research and case study, with qualitative analysis, descriptive and exploratory objectives, being this one of applied nature. The case study had the IFS NAEDI as an empirical field, with non-participant observation. When analyzing the gaps found in documentary research on educational accessibility on the website, it is perceived a disagreement with the inclusive legislation and also with institutional documents of the IFS, on the attributions of the NAEDI, it was inferred, therefore, that the requirements constitutional rights of accessibility and inclusion are not being met. As a result, a conclusive technical report was prepared, presenting a proposal for feeding the IFS NAEDI hotsite, contemplating utilitarian information, as well as meeting Nielsen's heuristics, aiming at accessibility and informational inclusion. It is concluded that this product has the perspective of contributing to the improvement in the dissemination of useful information in an accessible way, overcoming the present limitations of the inclusive processes in progress at the institution.
Palavras-chave: Acessibilidade informacional
Instituto Federal de Sergipe
Serviço de Informação utilitária
Acessibilidade no ambiente virtual
Serviços de informação utilitária
Núcleo de Acessibilidade e Educação Inclusiva
Accessibility in the virtual environment
Hotsite
Utility information services
Center for Accessibility and Inclusive Education
Federal Institute of Sergipe
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: SALES, Glícia Angélica Oliveira. Acessibilidade para a busca de informações: um estudo de caso no Núcleo de Acessibilidade e Educação Inclusiva (NAEDI) para a formação da página web. 2023. 99 f. (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18777
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento

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