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dc.contributor.authorSantos, Alisson Lima-
dc.date.accessioned2023-12-20T19:18:33Z-
dc.date.available2023-12-20T19:18:33Z-
dc.date.issued2023-11-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Alisson Lima. Inteligência Competitiva e gestão do conhecimento do cliente : um guia para gestão do portfólio de produto no Sebrae/SE. 2023. 174 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18828-
dc.description.abstractThis study aims to develop a Product Portfolio Management Guide at Sebrae/SE, based on the principles of Competitive Intelligence and Customer Knowledge Management. It characterized as an applied, exploratory, propositional, and qualitative research. The methodological design is based on Design Science Research and its stages, supported by the use of data collection and analysis instruments such as literature review, integrative systematic review, document analysis, non-systematic observation and content analysis. The object of analysis was Sebrae/SE, a company in which information and knowledge are the main inputs for its processes and products to its clients. To define the objectives of the Guide, an organizational diagnosis was conducted through a SWOT analysis, which revealed the absence of a structured process for managing the company's product portfolio. Through systematic reviews, the main processes that make up models or frameworks of Competitive Intelligence and Customer Knowledge Management, as well as methods and tools for product portfolio management, were identified, allowing the conception of a preliminary version of the Guide's process structure. To further structure it, an intervention was carried out in the company, based on the evaluation of the proposed structure in Sebrae/SE. The result of this application was the creation of the editorial product "Product Portfolio Management Guide at Sebrae/SE," which encompasses the processes of Identification, Selection, Collection, Analysis, Application, Sharing, and Updating. To operationalize these processes, methods and tools were defined, including Product Portfolio Workshop, Customer Knowledge Map, BCG Matrix, Product Portfolio Committee, and Performance Indicators. The results demonstrate the synergy between the approaches of Competitive Intelligence and Customer Knowledge Management and their integrated application in product portfolio management in a knowledge-intensive company.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectPortfóliopor
dc.subjectSebraepor
dc.subjectGestão da informaçãopor
dc.subjectGestão do conhecimento do clientepor
dc.subjectGestão do portfólio de produtospor
dc.subjectInteligência competitivapor
dc.subjectCompetitive intelligenceeng
dc.subjectCustomer knowledge managementeng
dc.subjectInformation and knowledge Managementeng
dc.subjectProduct portfolio managementeng
dc.titleInteligência Competitiva e gestão do conhecimento do cliente : um guia para gestão do portfólio de produto no Sebrae/SEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Muniz, Emerson Cleister Lima-
dc.description.resumoEste estudo objetiva elaborar um Guia para Gestão de Portfólio de Produtos do Sebrae/SE à luz dos preceitos da Inteligência Competitiva e da Customer Knowledge Management, caracterizando-se como uma pesquisa aplicada, exploratória, propositiva e qualitativa. Com um delineamento metodológico baseado na Design Science Research e suas etapas, suportadas pelo uso de instrumentos de coleta e análise de dados como pesquisa bibliográfica, revisão sistemática integrativa, análise documental, observação não sistemática e análise de conteúdo. Seu objeto de análise foi o Sebrae/SE, empresa na qual informações e conhecimentos são os principais insumos de seus processos e entregas para seus clientes. Para definição dos objetivos do Guia, foi realizado um diagnóstico organizacional via Matriz SWOT, que permitiu constatar a ausência de um processo estruturado para gestão do portfólio de produtos da empresa. Por meio de revisões sistemáticas, identificou-se os principais processos que compõem modelos ou frameworks da Inteligência Competitiva e da Customer Knowledge Management, bem como métodos e ferramentas para gestão do portfólio de produtos, permitindo conceber uma versão preliminar da estrutura processual do Guia. Para melhor estruturá-la, fez-se intervenção na empresa, a partir da avaliação da estrutura proposta junto ao Sebrae/SE. O resultado desta aplicação foi a concepção do produto editorial Guia para Gestão de Portfólio de Produtos do Sebrae/SE, que contempla os processos de Identificação, Seleção, Coleta, Análise, Aplicação, Compartilhamento e Atualização. E, para operacionalizar estes processos, foram definidos os métodos e ferramentas: Workshop de Portfólio de Produtos, Mapa de Conhecimentos dos Clientes, Matriz BCG, Comitê de Portfólio de Produtos e Indicadores de Desempenho. Os resultados demonstram a sinergia entre as abordagens da Inteligência Competitiva e da Customer Knowledge Management e sua aplicação integrada na gestão do portfólio de produtos em uma empresa intensiva em conhecimento.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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