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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeitosa, Mayara Oliveira-
dc.date.accessioned2024-01-02T17:04:53Z-
dc.date.available2024-01-02T17:04:53Z-
dc.date.issued2023-10-
dc.identifier.citationFEITOSA, M. O. Letramento crítico e língua portuguesa: os letramentos na Base Nacional Comum Curricular no contexto digital. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 7., 2023, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2023. p. 178-188.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18840-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VII SEFELI), v. 7, 2023pt_BR
dc.subjectLetramento críticopor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectContexto digitalpor
dc.titleLetramento crítico e língua portuguesa: os letramentos na Base Nacional Comum Curricular no contexto digitalpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0 DEED). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ .pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho consiste em analisar os pressupostos da perspectiva do letramento crítico apresentados nas competências específicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que abarcam as habilidades recomendadas para a disciplina de Língua Portuguesa. Assim, serão utilizados pressupostos teóricos sobre o letramento crítico de Duboc (2012), Menezes de Souza (2011) e Monte Mór (2015) e pressupostos sobre os novos letramentos de Rojo (2012). Neste trabalho, será realizada uma pesquisa qualitativa com base em Minayo (1992) e André (2012), no âmbito da Linguística Aplicada. O tipo de análise nesta pesquisa é de caráter documental, composta pela exploração do material e tratamento dos resultados. Dessa forma, este trabalho possui abordagem qualitativa e interpretativista. O processo de exploração do corpus consiste na análise dos fundamentos teóricos da BNCC sobre os letramentos, considerando os aspectos que apresentam modos complementares da imagem e da escrita, de compreensão do mundo, em meio ao contexto digital. A interpretação dos resultados dos dados foi realizada com base nas concepções teóricas do letramento crítico. Os resultados da análise apontam que, nas competências específicas que as aprendizagens descritas apresentam pressupostos da abordagem proposta pelo letramento crítico, mesmo que esse conceito não seja observado de forma explícita na BNCC. Dessa forma, busca-se contribuir para o desenvolvimento de estudos na área de Linguística Aplicada, no contexto das novas tecnologias, a partir de reflexões sobre a formação de cidadãos críticos, conscientes das condições de produção histórica e de significação, como apresenta a perspectiva do letramento crítico.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

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