Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18840
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Feitosa, Mayara Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-02T17:04:53Z | - |
dc.date.available | 2024-01-02T17:04:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-10 | - |
dc.identifier.citation | FEITOSA, M. O. Letramento crítico e língua portuguesa: os letramentos na Base Nacional Comum Curricular no contexto digital. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 7., 2023, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2023. p. 178-188. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18840 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VII SEFELI), v. 7, 2023 | pt_BR |
dc.subject | Letramento crítico | por |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.subject | Contexto digital | por |
dc.title | Letramento crítico e língua portuguesa: os letramentos na Base Nacional Comum Curricular no contexto digital | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0 DEED). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ . | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho consiste em analisar os pressupostos da perspectiva do letramento crítico apresentados nas competências específicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que abarcam as habilidades recomendadas para a disciplina de Língua Portuguesa. Assim, serão utilizados pressupostos teóricos sobre o letramento crítico de Duboc (2012), Menezes de Souza (2011) e Monte Mór (2015) e pressupostos sobre os novos letramentos de Rojo (2012). Neste trabalho, será realizada uma pesquisa qualitativa com base em Minayo (1992) e André (2012), no âmbito da Linguística Aplicada. O tipo de análise nesta pesquisa é de caráter documental, composta pela exploração do material e tratamento dos resultados. Dessa forma, este trabalho possui abordagem qualitativa e interpretativista. O processo de exploração do corpus consiste na análise dos fundamentos teóricos da BNCC sobre os letramentos, considerando os aspectos que apresentam modos complementares da imagem e da escrita, de compreensão do mundo, em meio ao contexto digital. A interpretação dos resultados dos dados foi realizada com base nas concepções teóricas do letramento crítico. Os resultados da análise apontam que, nas competências específicas que as aprendizagens descritas apresentam pressupostos da abordagem proposta pelo letramento crítico, mesmo que esse conceito não seja observado de forma explícita na BNCC. Dessa forma, busca-se contribuir para o desenvolvimento de estudos na área de Linguística Aplicada, no contexto das novas tecnologias, a partir de reflexões sobre a formação de cidadãos críticos, conscientes das condições de produção histórica e de significação, como apresenta a perspectiva do letramento crítico. | pt_BR |
dc.publisher.initials | LINC/UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LetramentoCriticoLinguaPortuguesa.pdf | 821,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.