Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18841
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinto, Manoela Barbosa | - |
dc.contributor.author | Amorim, Simone Silveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-02T17:37:44Z | - |
dc.date.available | 2024-01-02T17:37:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-10 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, M. B.; AMORIM, S. S. Linguagem e sociedade: o papel das reformas pombalinas e do verdadeiro método de estudar, de Luís António Verney, no estabelecimento do habitus linguístico brasileiro. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 7., 2023, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2023. p. 167-177. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18841 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VII SEFELI), v. 7, 2023 | pt_BR |
dc.subject | Habitus social | por |
dc.subject | Reformas pombalinas | por |
dc.subject | Verney | por |
dc.title | Linguagem e sociedade: o papel das reformas pombalinas e do verdadeiro método de estudar, de Luís António Verney, no estabelecimento do habitus linguístico brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0 DEED). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ . | pt_BR |
dc.description.resumo | A linguagem é uma forma de expressão social através da qual sentimentos, ideias e pensamento podem ser significados em uma sociedade. Por este motivo, ela pode agir como um habitus social, homogeneizando a língua de uma sociedade, ou seja, estabelecendo a língua oficial de uma nação e tornando-a essencial para a participação do sujeito naquela comunidade. Este artigo tem como objetivo discutir o papel das Reformas Pombalinas e do Verdadeiro Método de Estudar, de Verney, na constituição da língua portuguesa como habitus social brasileiro. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa com viés histórico, baseada no conceito de habitus social de Nobert Elias (1994), assim como nas análises de Silva (2022) e Santos (2020) sobre a obra O Verdadeiro Método de Estudar (1746). Com isso, percebeu-se que o Marquês de Pombal pretendia constituir uma sociedade moderna dentro dos preceitos iluministas, os quais ele considerava o ideal civilizatório e iam de encontro com o ‘atrasado’ método jesuítico. Para tanto, ele precisava estabelecer um habitus que tornaria aquela sociedade homogênea. Ele encontrou isso nas ideias de Verney, que defendia um modelo de ensino monolinguista, voltado para a retomada do poder da língua portuguesa como língua de instrução. Assim, o ideal de civilização passou a ser associado à unificação da língua portuguesa, e os sujeitos só seriam considerados civilizados e participantes da sociedade brasileira se falassem a sua língua materna, o português. | pt_BR |
dc.publisher.initials | LINC/UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LinguagemSociedadeReformasPombalinas.pdf | 837,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.