Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinto, Manoela Barbosa-
dc.contributor.authorAmorim, Simone Silveira-
dc.date.accessioned2024-01-02T17:37:44Z-
dc.date.available2024-01-02T17:37:44Z-
dc.date.issued2023-10-
dc.identifier.citationPINTO, M. B.; AMORIM, S. S. Linguagem e sociedade: o papel das reformas pombalinas e do verdadeiro método de estudar, de Luís António Verney, no estabelecimento do habitus linguístico brasileiro. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 7., 2023, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2023. p. 167-177.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18841-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VII SEFELI), v. 7, 2023pt_BR
dc.subjectHabitus socialpor
dc.subjectReformas pombalinaspor
dc.subjectVerneypor
dc.titleLinguagem e sociedade: o papel das reformas pombalinas e do verdadeiro método de estudar, de Luís António Verney, no estabelecimento do habitus linguístico brasileiropt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0 DEED). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ .pt_BR
dc.description.resumoA linguagem é uma forma de expressão social através da qual sentimentos, ideias e pensamento podem ser significados em uma sociedade. Por este motivo, ela pode agir como um habitus social, homogeneizando a língua de uma sociedade, ou seja, estabelecendo a língua oficial de uma nação e tornando-a essencial para a participação do sujeito naquela comunidade. Este artigo tem como objetivo discutir o papel das Reformas Pombalinas e do Verdadeiro Método de Estudar, de Verney, na constituição da língua portuguesa como habitus social brasileiro. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa com viés histórico, baseada no conceito de habitus social de Nobert Elias (1994), assim como nas análises de Silva (2022) e Santos (2020) sobre a obra O Verdadeiro Método de Estudar (1746). Com isso, percebeu-se que o Marquês de Pombal pretendia constituir uma sociedade moderna dentro dos preceitos iluministas, os quais ele considerava o ideal civilizatório e iam de encontro com o ‘atrasado’ método jesuítico. Para tanto, ele precisava estabelecer um habitus que tornaria aquela sociedade homogênea. Ele encontrou isso nas ideias de Verney, que defendia um modelo de ensino monolinguista, voltado para a retomada do poder da língua portuguesa como língua de instrução. Assim, o ideal de civilização passou a ser associado à unificação da língua portuguesa, e os sujeitos só seriam considerados civilizados e participantes da sociedade brasileira se falassem a sua língua materna, o português.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LinguagemSociedadeReformasPombalinas.pdf837,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.