Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18842
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maia, Luisa Argolo | - |
dc.contributor.author | Santos, Janaína de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-02T18:36:50Z | - |
dc.date.available | 2024-01-02T18:36:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-10 | - |
dc.identifier.citation | MAIA, L. A.; SANTOS, J. J. Discursos de gênero no ambiente escolar: um olhar sobre paradidáticos da educação infantil. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 7., 2023, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2023. p. 154-166. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18842 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VII SEFELI), v. 7, 2023 | pt_BR |
dc.subject | Discurso de gênero | por |
dc.subject | Livros paradidáticos | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Sujeito | por |
dc.title | Discursos de gênero no ambiente escolar: um olhar sobre paradidáticos da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0 DEED). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ . | pt_BR |
dc.description.resumo | Devido à crescente exigência em firmar o espaço escolar como um ambiente reflexivo formador de sujeitos críticos, surge a necessidade de introduzir em escolas da educação básica temáticas socialmente relevantes que dialoguem com a realidade dos alunos e que possam contribuir com uma prática educacional criteriosa e responsável. Desta forma, faz-se indispensável incluir nos currículos de escolas brasileiras materiais que abordam temas transversais como saúde, discursos de gênero e sexualidade. Portanto, o presente trabalho investiga a produção de obras literárias que estão disponíveis para que os professores, sobretudo de língua inglesa, possam trabalhar e explorar temas transversais, dando foco aos discursos de gênero e sexualidadec, além de propor um panorama acerca de como livros paradidáticos estão sendo trabalhados para incluir tais temas no Ensino Fundamental I e II. A metodologia central do trabalho parte do método arquegenealógico (Gregolin, 2022) além da busca por fontes primárias. O material coletado a partir de uma pesquisa documental é analisado à luz das teorias do teórico Michel Foucault acerca de seus conceitos sobre sexualidade e análise do discurso, além da filósofa Judith Butler a fim de compreender os discursos de gênero discutidos e pontuados. Como principal resultado desse estudo apresenta-se um olhar sobre como os discursos de gênero estão sendo abordados na educação básica brasileira, e as lacunas que se apresentam acerca da abordagem deste tema nos espaços escolares. | pt_BR |
dc.publisher.initials | LINC/UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DiscursosGeneroAmbienteEscolar.pdf | 4,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.