Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18842
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaia, Luisa Argolo-
dc.contributor.authorSantos, Janaína de Jesus-
dc.date.accessioned2024-01-02T18:36:50Z-
dc.date.available2024-01-02T18:36:50Z-
dc.date.issued2023-10-
dc.identifier.citationMAIA, L. A.; SANTOS, J. J. Discursos de gênero no ambiente escolar: um olhar sobre paradidáticos da educação infantil. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 7., 2023, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2023. p. 154-166.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18842-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VII SEFELI), v. 7, 2023pt_BR
dc.subjectDiscurso de gêneropor
dc.subjectLivros paradidáticospor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectSujeitopor
dc.titleDiscursos de gênero no ambiente escolar: um olhar sobre paradidáticos da educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0 DEED). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ .pt_BR
dc.description.resumoDevido à crescente exigência em firmar o espaço escolar como um ambiente reflexivo formador de sujeitos críticos, surge a necessidade de introduzir em escolas da educação básica temáticas socialmente relevantes que dialoguem com a realidade dos alunos e que possam contribuir com uma prática educacional criteriosa e responsável. Desta forma, faz-se indispensável incluir nos currículos de escolas brasileiras materiais que abordam temas transversais como saúde, discursos de gênero e sexualidade. Portanto, o presente trabalho investiga a produção de obras literárias que estão disponíveis para que os professores, sobretudo de língua inglesa, possam trabalhar e explorar temas transversais, dando foco aos discursos de gênero e sexualidadec, além de propor um panorama acerca de como livros paradidáticos estão sendo trabalhados para incluir tais temas no Ensino Fundamental I e II. A metodologia central do trabalho parte do método arquegenealógico (Gregolin, 2022) além da busca por fontes primárias. O material coletado a partir de uma pesquisa documental é analisado à luz das teorias do teórico Michel Foucault acerca de seus conceitos sobre sexualidade e análise do discurso, além da filósofa Judith Butler a fim de compreender os discursos de gênero discutidos e pontuados. Como principal resultado desse estudo apresenta-se um olhar sobre como os discursos de gênero estão sendo abordados na educação básica brasileira, e as lacunas que se apresentam acerca da abordagem deste tema nos espaços escolares.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiscursosGeneroAmbienteEscolar.pdf4,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.