Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18845
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGarcez, Karoline Gandolpho-
dc.contributor.authorSantos, Iane da Silva-
dc.date.accessioned2024-01-03T17:22:40Z-
dc.date.available2024-01-03T17:22:40Z-
dc.date.issued2023-10-
dc.identifier.citationGARCEZ, K. G.; SANTOS, I. S. O livro didático de língua inglesa sob a luz dos letramentos digitais e a BNCC. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 7., 2023, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2023. p. 117-129.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18845-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VII SEFELI), v. 7, 2023pt_BR
dc.subjectLetramento digitalpor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.titleO livro didático de língua inglesa sob a luz dos letramentos digitais e a BNCCpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0 DEED). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ .pt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias digitais estão sendo muito utilizadas nas salas de aulas e já representam práticas comuns em diversas localidades do mundo. Neste artigo, busca-se investigar a forma como os letramentos digitais são trazidos dentro dos livros didáticos de língua inglesa, a partir das discussões sobre esse mesmo tema na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que promove as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Se utilizando deste momento histórico e do documento mais recente da educação, serão analisados os impactos das tecnologias no planejamento de aulas seguindo duas coleções de livros didáticos de língua inglesa, do 6º ao 9º ano, que são utilizados como material didático de uma escola pública e de uma instituição privada de Aracaju-SE. Nesta análise, serão observados se há nesses materiais, possibilidades e/ou indicações para utilizar as tecnologias digitais com intuito pedagógico, que possam colaborar com o ensino-aprendizagem da língua inglesa. Se utilizando de estudiosos como Dudeney (2016), Lankshear (2008; 2015), Lorenzo (2013) e Zacchi (2015), ao observar o livro didático, percebe-se, como resultados parciais, que esses materiais possibilitam diferentes possibilidades do uso das tecnologias digitais, mesmo que em alguns momentos sejam necessárias intervenções do docente para que essas atividades sejam mais eficazes, embora essas digam seguir as diretrizes da cultura digital da BNCC.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LivroDidaticoLetramentosDigitaisBNCC.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.