Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18846
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Jian Nascimento dos | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Milena Vitória Leite da | - |
dc.contributor.author | Barreto, Juliana Pereira Souto | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-03T18:43:42Z | - |
dc.date.available | 2024-01-03T18:43:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-10 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, J. N.; FONSECA, M. V. L.; BARRETO, J. P. S. Produção de material didático com base em corpora: uma análise da Linguística de Corpus aplicada ao processo de ensino-aprendizagem de professores de línguas estrangeiras em formação inicial. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 7., 2023, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2023. p. 104-116. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18846 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VII SEFELI), v. 7, 2023 | pt_BR |
dc.subject | Linguística de corpus | por |
dc.subject | Material didático | por |
dc.subject | Línguas estrangeiras | por |
dc.title | Produção de material didático com base em corpora: uma análise da Linguística de Corpus aplicada ao processo de ensino-aprendizagem de professores de línguas estrangeiras em formação inicial | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.description.resumo | O principal escopo da Linguística de Corpus (LC) é a língua natural como sistema probabilístico expressa por meio de uma abordagem empírica. Isto é, a visão da linguagem enquanto sistema probabilístico parte do pressuposto de que, apesar de muitos traços linguísticos serem possíveis na teoria eles não ocorrem com frequência. O presente estudo tem como objetivo discorrer sobre a relevância da Linguística de Corpus para o processo de formação docente, seja este inicial ou continuado. Para tanto, analisa-se a aplicação de LC quanto a sua eficiência no processo ativo de ensino-aprendizagem de professores em formação de línguas estrangeiras. Trata-se de uma pesquisa quantitativa com exploração em ferramentas de corpora como o COCA (The Corpus Of American English) e AntConc, com posterior análise qualitativa dos dados. Tomar-se-á por base leituras relativas à Linguística de Corpus como Sardinha (2004), Cantarotti (2017), Delfino (2016) dentre outros. Para o desenvolvimento desta pesquisa, um questionário foi aplicado com professores em formação em que, com base nos resultados obtidos, deu-se o processo de criação de atividades com suporte das plataformas aqui escritas. Como resultado, observa-se um campo ainda pouco explorado, mas com grandes possibilidades de desenvolvimento no que se refere a formação de professor de línguas estrangeiras, principalmente, quando voltada à produção de material didático. | pt_BR |
dc.publisher.initials | LINC/UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProducaoMaterialDidaticoCorpora.pdf | 842,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.