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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Jian Nascimento dos-
dc.contributor.authorFonseca, Milena Vitória Leite da-
dc.contributor.authorBarreto, Juliana Pereira Souto-
dc.date.accessioned2024-01-03T18:43:42Z-
dc.date.available2024-01-03T18:43:42Z-
dc.date.issued2023-10-
dc.identifier.citationSANTOS, J. N.; FONSECA, M. V. L.; BARRETO, J. P. S. Produção de material didático com base em corpora: uma análise da Linguística de Corpus aplicada ao processo de ensino-aprendizagem de professores de línguas estrangeiras em formação inicial. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 7., 2023, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2023. p. 104-116.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18846-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VII SEFELI), v. 7, 2023pt_BR
dc.subjectLinguística de corpuspor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectLínguas estrangeiraspor
dc.titleProdução de material didático com base em corpora: uma análise da Linguística de Corpus aplicada ao processo de ensino-aprendizagem de professores de línguas estrangeiras em formação inicialpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.description.resumoO principal escopo da Linguística de Corpus (LC) é a língua natural como sistema probabilístico expressa por meio de uma abordagem empírica. Isto é, a visão da linguagem enquanto sistema probabilístico parte do pressuposto de que, apesar de muitos traços linguísticos serem possíveis na teoria eles não ocorrem com frequência. O presente estudo tem como objetivo discorrer sobre a relevância da Linguística de Corpus para o processo de formação docente, seja este inicial ou continuado. Para tanto, analisa-se a aplicação de LC quanto a sua eficiência no processo ativo de ensino-aprendizagem de professores em formação de línguas estrangeiras. Trata-se de uma pesquisa quantitativa com exploração em ferramentas de corpora como o COCA (The Corpus Of American English) e AntConc, com posterior análise qualitativa dos dados. Tomar-se-á por base leituras relativas à Linguística de Corpus como Sardinha (2004), Cantarotti (2017), Delfino (2016) dentre outros. Para o desenvolvimento desta pesquisa, um questionário foi aplicado com professores em formação em que, com base nos resultados obtidos, deu-se o processo de criação de atividades com suporte das plataformas aqui escritas. Como resultado, observa-se um campo ainda pouco explorado, mas com grandes possibilidades de desenvolvimento no que se refere a formação de professor de línguas estrangeiras, principalmente, quando voltada à produção de material didático.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

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