Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18849
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Fandoms, haters, and cancel culture: uma aula crítica com alunos de 7° ano
Autor(es): Santos, Jian Nascimento dos
Jesus, Manuela Oliveira de
Data do documento: Out-2023
Resumo: Este trabalho objetiva relatar a experiência e as reflexões a partir de uma sequência didática elaborada e aplicada por ocasião do Subprojeto de Inglês, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no Colégio Estadual Professora Glorita Portugal durante o primeiro semestre de 2023. A referida sequência, intitulada: "Fandoms, Haters, and Cancel Culture", foi resultado das discussões realizadas ao longo das ações do Programa, levando em consideração estudos de autores que tratam de metodologias de ensino-aprendizagem, letramento crítico e multimodalidade, tais como: Belém e Dos Santos (2020), Paiva (2006), Silvestre (2014), Biesta (2015), entre outros. A abordagem metodológica empregada consistiu em duas aulas dialogadas nas quais se visou a (re)conhecer expressões de likes e dislikes em língua inglesa, usando expressões afirmativas, negativas e interrogativas no Simple Present Tense, bem como refletir sobre performances de "gosto", on-line e no mundo real. Para tanto, foram contemplados itens que pudessem corresponder às preferências do público-alvo (três turmas de 7° ano, com diferentes perfis). Assim, compuseram o pano de fundo da sequência didática, música, literatura, animação, cinema e esportes. O trabalho em tela foi importante porque possibilitou reflexão não somente para os docentes nele envolvidos, como também viabilizou a formação de alunos críticos ainda no ensino fundamental. Além disso, constituiu-se em uma possibilidade de proposta pedagógica que pode ser adotada ou inspirar outros profissionais da educação. Os resultados apontaram os preconceitos que se pode sofrer ao gostar de coisas muitos singulares, sobretudo, no que concerne à cultura pop.
Palavras-chave: Língua inglesa
Ensino-aprendizagem
Letramento crítico
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VII SEFELI), v. 7, 2023
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: SANTOS, J. N.; JESUS, M. O. Fandoms, haters, and cancel culture: uma aula crítica com alunos de 7° ano. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 7., 2023, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2023. p. 81-91.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18849
Aparece nas coleções:VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FandomsHatersCancelCulture.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.