Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Javan Santos de-
dc.contributor.authorSantos, Yasmin Thayene Costa-
dc.date.accessioned2024-01-04T18:35:47Z-
dc.date.available2024-01-04T18:35:47Z-
dc.date.issued2023-10-
dc.identifier.citationSANTANA, J. S.; SANTOS, Y. T. C. (Processo de) leitura: reflexões acerca da construção de sentidos no ensino de língua inglesa a partir de experiências de bolsistas PIBID. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 7., 2023, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2023. p. 71-80.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18850-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VII SEFELI), v. 7, 2023pt_BR
dc.subjectConstrução de sentidospor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEnsinopor
dc.title(Processo de) leitura: reflexões acerca da construção de sentidos no ensino de língua inglesa a partir de experiências de bolsistas PIBIDpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0 DEED). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ .pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões - a partir das experiências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de dois bolsistas - acerca de concepções de linguagem e de construção de sentidos a partir da leitura, sob a perspectiva prática de suas vivências no Centro de Educação Profissional Professora Neuzice Barreto. Nesse contexto, a análise se dá por meio da seleção de vivências anotadas nos diários de campos dos autores diante dos acontecimentos que ocorrem na escola, os quais foram escolhidas com base na evidência de processos de construção de sentidos a partir da interpretação de textos multimodais e multissemióticos por parte dos alunos, quando propostas atividades dessa natureza pelo professor supervisor. Nesse sentido, por meio das anotações nos diários de campo dos bolsistas/pesquisadores, são colocados em pauta os movimentos interpretativos observados nas aulas de Inglês, considerando a perspectiva de linguagem e de leitura tratadas por Brahim et al. (2021); Fernandes et al. (2022), bem como as narrativas de ensino de Língua Inglesa (PAIVA, 2005) e o estudo de letramentos e leituras multimodais (FAÇANHA; LUCENA, 2020), além de outras obras voltadas para a área. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativista (PAIVA, 2019; MOITA LOPES, 1994) em andamento. Espera-se, com esse trabalho, promover a reflexão acerca de como os alunos tendem a (des/re)construir sentidos por meio de processos de leitura multimodais e multissemióticas. As experiências vivenciadas também colocam em pauta a importância do professor atuar como mediador e estar presente nas relações de aprendizagem, cenário que nos leva, consequentemente, a questionar o fato de que, muitas vezes, fatores como salas cheias, prescrição documental, dentre outros, configuram-se como entraves à mediação do docente para com os alunos.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeituraConstrucaoSentidosEnsino.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.