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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Kéziah Conceição Almeida-
dc.date.accessioned2024-01-16T12:20:33Z-
dc.date.available2024-01-16T12:20:33Z-
dc.date.issued2023-07-26-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18875-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofConcordância verbal com os pronomes nós e a gente na escrita de alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectVariação linguísticapor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectConcordância verbalpor
dc.titleCaderno pedagógico : concordância verbal e variação linguísticapt_BR
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.contributor.advisor1Sobral, Denson André Pereira da Silva-
dc.description.resumoAgradecemos o seu interesse neste caderno pedagógico. Ele foi desenvolvido a partir dos arcabouços teóricos estudados no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) com intuito de subsidiar novas metodologias no trabalho docente dos professores de língua portuguesa. As atividades contidas nos módulos foram elaboradas com o intuito de serem aplicadas em uma turma de 8o ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede estadual de Sergipe. Este material está voltado para o trabalho com as variáveis da concordância verbal de 1a pessoa do plural sob a perspectiva da Teoria da Variação e da Mudança Linguística (Labov, 2008) de modo a mobilizar os discentes a realizar um paralelo com o seu contexto e as variáveis urbanas de prestígio. O Caderno Pedagógico possui atividades voltadas para a ampliação do repertório cultural dos estudantes, permitindo o estudo das variações linguísticas, reconhecendo-as como um fenômeno natural da língua, desfazendo preconceitos linguísticos e a utilização dos pronomes "nós" e "a gente". Ademais, as atividades estão fundamentadas nas Competências Específicas 1, 2, 4 e 5 de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e atreladas às habilidades EF69LP55 e EF69LP56 da BNCC, as quais permitem que o aluno reconheça e discuta as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico, além de fazer uso consciente e reflexivo de regras das normas de prestígio em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada, corroborando com a ideia apregoada por Possenti de que “não se aprende por exercícios, mas por práticas significativas”. (POSSENTI, 1996, p. 47). Durante as atividades de leitura, mobilizamos alguns gêneros, a exemplo do texto informativo, da biografia, do relato pessoal, do poema, de músicas, de tirinhas e de jogos para contextualização da situação comunicativa.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
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