Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1890
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNeves, Paulo Sergio da Costa-
dc.contributor.authorFaro, André-
dc.contributor.authorSchmitz, Heike-
dc.date.accessioned2017-02-01T12:43:11Z-
dc.date.available2017-02-01T12:43:11Z-
dc.date.issued2016-03-
dc.identifier.citationNEVES, P. S. C.; FARO, A.; SCHMITZ, H. As ações afirmativas na Universidade Federal de Sergipe e o reconhecimento social: a face oculta das avaliações. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 24, n. 90, jan./mar. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000100127&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 01 fev. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1809-4465-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/1890-
dc.description.abstractNeste texto, argumentamos que as avaliações das cotas universitárias precisam incorporar o conceito de reconhecimento social. Se as ações afirmativas que beneficiam alunos de escolas públicas e não brancos nas universidades públicas se tornaram um fenômeno de grande visibilidade, ainda há muito o que se avançar na interpretação dos seus reais efeitos. Desse modo, propomos discutir as mudanças introduzidas por essas políticas no quotidiano da Universidade Federal de Sergipe, dando prioridade à autopercepção dos alunos cotistas e às interações por eles estabelecidas com outros alunos e com os professores. Para isso, utilizou-se uma metodologia que alia métodos qualitativos (grupos focais) com métodos quantitativos (survey). Os principais resultados da pesquisa apontam para o aumento da autoestima dos cotistas e, ao mesmo tempo, para a existência, por razões econômicas e de classe, de tensões entre eles e os alunos não cotistas e, principalmente, entre os professores dos cursos mais prestigiosos._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: In this paper, we argue that evaluations of university quotas must incorporate the concept of social recognition. Indeed, even if affirmative action in public universities for students from public schools and non-whites has become a phenomenon of great visibility, we still have much to advance in the interpretation of its actual effects. Thus, we propose to discuss the changes introduced by these policies into everyday life in the Federal University of Sergipe, giving priority to self-perception of quota students and to the interactions established by them with other students and with teachers. For this purpose, we used a methodology that combines qualitative (focus groups) and quantitative (survey) methods. The main research results point out increased self-esteem of these students and, at the same time, the existence, for economic and class reasons, of tensions between them and the non-quota students, and especially between them and teachers of the most prestigious courses._________________________________________________________________________________________ RESUMEN: En este artículo se argumenta que las evaluaciones de las cuotas universitarias deben incorporar el concepto de reconocimiento social. En efecto, si la acción afirmativa en las universidades públicas a favor de los estudiantes de las escuelas públicas y los no blancos se han convertido en un fenómeno de gran visibilidad, todavía tenemos mucho que avanzar en la interpretación de sus efectos reales. Por lo tanto, proponemos discutir los cambios introducidos por estas políticas en el cotidiano de la Universidad Federal de Sergipe, dando prioridad a la auto-percepción de los cuotistas y las interacciones establecidas por ellos con otros estudiantes y con los profesores. Para esto, se utilizó una metodología que combina métodos cualitativos (grupos focales) y cuantitativos (encuesta). Los principales resultados de la investigación apuntan a un aumento de la autoestima de ellos y, al mismo tiempo, la existencia, por razones económicas y de clase, a las tensiones entre ellos y los estudiantes non cuotistas y especialmente los profesores de los cursos más prestigiosos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação CESGRANRIOpt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectCotas universitáriaspt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectReconhecimentopt_BR
dc.subjectAffirmative actionspt_BR
dc.subjectUniversity quotaspt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectRecognitionpt_BR
dc.subjectAcción afirmativapt_BR
dc.subjectCupos universitáriospt_BR
dc.subjectEvaluaciónpt_BR
dc.subjectReconocimientopt_BR
dc.titleAs ações afirmativas na Universidade Federal de Sergipe e o reconhecimento social: a face oculta das avaliaçõespt_BR
dc.title.alternativeThe affirmative action in public universities and social recognition: a hidden face of evaluationspt_BR
dc.title.alternativeLas acciones afirmativas en las universidades públicas y el reconocimiento social: el lado oculto de las evaluacionespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacionalpt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos de periódicos
DPS - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AcoesAfirmativasUniversidadeSergipe.pdf473,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.