Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18919
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: As teorias da aprendizagem na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): contribuições para ensino da língua portuguesa no ensino fundamental anos finais
Título(s) alternativo(s): Learning theories in the Common Curriculum National Base (BNCC): contributions to the teaching of the portuguese language in elementary education final years
Autor(es): Silva, Sonia da
Bispo, Matheus Luamm Santos Formiga
Data do documento: Set-2022
Resumo: Este artigo debate sobre as teorias da aprendizagem na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e visa compreender essa relação no ensino da Língua Portuguesa Anos Finais. Assim, objetiva-se, neste trabalho, analisar a proposta de ensino de Língua Portuguesa conforme preconiza a BNCC, constatar a relação entre as teorias da aprendizagem e a peça da normativa e averiguar suas contribuições à luz das teorias da aprendizagem para o ensino da Língua Portuguesa Anos Finais. Dessa forma, por meio de uma abordagem qualitativa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de teóricos como Henri Wallon e Lev Vygotsky. Nessa perspectiva, o estudo revela a marcante contribuição desses teóricos para a educação e para a BNCC no ensino da Língua Portuguesa Anos Finais, principalmente na necessidade da interação social para o favorecimento do processo de aprendizagem.
Abstract: This article discusses the theories of learning in the National Common Curricular Base (BNCC) and aims to understand this relationship in the teaching of the Portuguese Language Years Finals. Thus, the objective of this work is to analyze the Portuguese Language teaching proposal as recommended by the BNCC, to verify the relationship between learning theories and the normative piece and to investigate their contributions in the light of learning theories for the teaching of the Portuguese Language Finals Years. Thus, through a qualitative approach, a bibliographic search of theorists such as Henri Wallon and Lev Vygostky was carried out. In this perspective, the study reveals the remarkable contribution of these theorists to education and to BNCC in the Teaching of the Portuguese Language Finals Years, mainly in the need for social interaction to favor the learning process.
Palavras-chave: Aprendizagem
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Língua portuguesa
Learning
National Common Curricular Base (BNCC)
Portuguese
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18919
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TeoriasAprendizagemBNCC.pdf139,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.