Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18920
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Raimundo Renato-
dc.contributor.authorSilva, Gildeane Hilglley Alves-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T22:51:47Z-
dc.date.available2024-01-19T22:51:47Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18920-
dc.description.abstractThis work aims to discuss the functions of a pedagogical coordination and recognize its importance for the functioning of the school. It is a reflection from a Supervised Internship in School Management. Considering that the pedagogical work is developed together, each agent has an essential role to be played to achieve the school´s objective and the objectives established in the PPP (Political Pedagogical Project). However the absence of one of theses agents makes harder to achieve a good performance. This article was developed trough bibliographic research, having as main theoretical references Lima e Santos (2007); Luck (2009) and Libâneo (2001, 2015). The pedagogical coordinator, as a school professional who acts as a leader, must be well prepared to assume his position, especially in the face of situations that directly impair the proper functioning of school institutions. However his presence in some schools is not always considered and this affects his performance even moreeng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectCoordenador pedagógicopor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectSchool coordinatoreng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDemocratic school managementeng
dc.titleCoordenador pedagógico e a relevância das suas atribuições para o funcionamento da escolapt_BR
dc.title.alternativePedagogical coordinator and the relevance of his attributions to the functioning of the schooleng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo discutir as funções de uma coordenação pedagógica e reconhecer sua importância para o funcionamento da escola. Este trabalho trata-se de reflexão a partir de Estágio Supervisionado em Gestão Escolar. Tendo em vista que o trabalho pedagógico é desenvolvido em conjunto, cada agente tem um papel essencial a ser desenvolvido para alcançar o objetivo da escola e os objetivos estabelecidos no PPP (Projeto Político Pedagógico), porém, a ausência de um desses agentes dificulta o seu bom desempenho. Este artigo foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas, tendo como principais referenciais teóricos Lima e Santos (2007); Luck (2009) e Libâneo (2001, 2015). O coordenador pedagógico, como um profissional escolar que atua como líder, deve estar bem preparado para assumir seu cargo, principalmente em face de situações que prejudicam diretamente o bom funcionamento das instituições escolares. Contudo, sua presença, em algumas escolas, nem sempre é considerada e isso afeta, ainda mais, esse rendimento.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CoordenadorPedagogicoRelevancia.pdf138,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.