Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18932
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Auxiliadora da-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T22:57:18Z-
dc.date.available2024-01-19T22:57:18Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18932-
dc.description.abstractThis research seeks to investigate the relationship between fluctuations in writing and the difficulties of cohesive structuring in textual productions presented by students in the ninth grade of a public school in the city of São Benedito do Sul, through the evidence left in school constructions. To develop this work, we based ourselves on discussions related to Textual Genetics, raised by (WILLEMART, 1993; GRÉSILLON, 2007; LIRA, 2017; AMORIM, 2017; DIKSON, 2018; CALIL, 2017-2018-2019 and FELIPETO, 2019). Methodologically, we are based on the perspective of Action Research (TRIPP, 2005), which “is a form of action-research that uses established research techniques to inform the action one decides to take to improve practice”. The study showed that possibilities or paths that can help teachers in their teaching practice are increasingly necessary, leading them to diversified spaces for reflection on teaching and the construction of student knowledge. In general terms, it is necessary for the school to give a new look to the challenge of teaching writing, focusing on the students' manuscript.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEscriturapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectCoesãopor
dc.subjectGenética textualpor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectScriptureeng
dc.subjectFollowing teachingeng
dc.subjectCohesioneng
dc.subjectTextual Geneticseng
dc.titleEscrita colaborativa x conto de mistério uma análise à luz da genética textualpt_BR
dc.title.alternativeCollaborative writing x mystery tale an analysis in the light of textual geneticspor
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa busca investigar a relação entre as flutuações na escrita e as dificuldades de estruturação coesiva nas produções textuais apresentadas pelos estudantes do nono ano de uma escola da rede pública do município de São Benedito do Sul - PE, através das evidências deixadas nas construções escolares. Para desenvolvimento deste trabalho, nos fundamentamos em discussões referentes à Genética Textual, suscitadas por (WILLEMART, 1993; GRÉSILLON, 2007; LIRA, 2017; AMORIM, 2017; DIKSON, 2018; CALIL, 2017-2018-2019 e FELIPETO, 2019). Metodologicamente, estamos embasados na perspectiva da Pesquisa-ação (TRIPP, 2005), que “é uma forma de investigação-ação que utiliza técnicas de pesquisa consagradas para informar a ação que se decide tomar para melhorar a prática”. O estudo evidenciou que se fazem cada vez mais necessárias possibilidades ou caminhos que possam auxiliar o professor em sua prática de ensino, conduzindo-o a espaços diversificados de reflexão sobre o ensino e a construção do conhecimento do aluno. Em termos gerais, é necessário que a escola dê uma nova roupagem ao desafio de ensinar a escrever, com foco para o manuscrito dos estudantes.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EscritaColaborativaContoMisterio.pdf161,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.