Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18935
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: De estudante de letras a neuropsicopedagoga: uma trajetória de luta, mobilização intelectual e resiliência de uma mãe em busca do desenvolvimento do filho com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Título(s) alternativo(s): From student of letters to neuropsychopedagoga: a struggle of struggle, intellectual mobilization and resilience of a mother in search of the development of the child with Autistic Spectrum Disorder (ASD)
Autor(es): Nascimento, João Pedro Oliveira do
Data do documento: Set-2022
Resumo: O presente artigo busca compreender a trajetória de uma mãe que superou todas as adversidades e construiu seu próprio processo de resiliência em busca do desenvolvimento de seu filho com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este trabalho se fundamenta nas formulações da teoria da relação com o saber de B. Charlot, atrelando o conceito de mobilização que por sua vez, tem a ver com uma ação externa, enfatizando o fato de que se é motivado por alguém ou algo, e na teoria da resiliência proposta por B. Cyrulnik, que fornece uma ferramenta de observação, experimentação e reflexão que permite analisar a pessoa emocionalmente frágil, e determinada em conseguir empreender um novo sentido para sua formação acadêmica e pessoal. A fim de viabilizar os objetivos e evidenciar o entendimento sobre o TEA e suas classificações, apresentamos um quadro com os níveis de autismo de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSMV) (2013). Enquanto metodologia abordada, praticaremos a narrativa autorreflexiva actancial com a proposta por Xypas (2019), o qual adaptou elementos trazidos por Greimas (1996). Para uma compreensão mais aprofundada sobre o TEA, contaremos com a teorização de Cunha (2009), Silva, Gaiato e Reveles (2012).
Abstract: This article seeks to understand the trajectory of a mother who overcame all adversities and built her own resilience process in search of the development of her child with Autism Spectrum Disorder (ASD). This work is based on the formulations of the theory of the relationship with knowledge by B. Charlot, linking the concept of mobilization, which in turn, has to do with an external action, emphasizing the fact that one is motivated by someone or something, and in the theory of resilience proposed by B. Cyrulnik, which provides a tool for observation, experimentation and reflection that allows analyzing the emotionally fragile person, and determined to be able to undertake a new meaning for their academic and personal formation. In order to make the objectives viable and evidence the understanding of ASD and its classifications, we present a table with the levels of autism according to the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-V) (2013). As the methodology addressed, we will practice the actential self-reflective narrative with the proposal by Xypas (2019), which adapted elements brought by Greimas (1996). For a deeper understanding of ASD, we will rely on the theorization of Cunha (2009), Silva, Gaiato and Reveles (2012).
Palavras-chave: Resiliência
Mãe
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Relação com o saber
Neuropsicopedagoga
Resilience
Mother
Autism Spectrum Disorder (ASD)
Relationship with knowledge
Neuropsychopedagogue
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18935
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudanteLetrasNeuropsicopedagoga.pdf140,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.